x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 1.360

ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 1 abril 2008 | 23:24

Alguns clientes estao me perguntando se podem valorizar os bens? Pelo que eu li e sei que nao pode, assim sem comprovacao, mas muitos me disseram que amigos aumentam todo ano uns 6% a 10% nos bens!!! Isto pode??? E todos afirmam que esta previsto em lei, mesmo sobre terra nua, imoveis em geral.
Alguem tem algo sobre isto?Alguma lei ou orientacao?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 07:05

Bom dia Anne,

Resposta a questionamento idêntico postado por você no dia 09 de de Abril do corrente ano, foi dada aqui

A despeito dos 120 dias já passados desde então, a Receita Federal não mudou de entendimento e continua proibindo a referida atualização.

Vale, pois, o que postei na época.

...

ANTONIO ANDERSON CORREA LIMA

Antonio Anderson Correa Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 19 agosto 2008 | 17:43

Oi Saulo,

Não pude deixar de atentar para a dúvida de nossa amiga Anne Monnika. Como sou aprendiz do ramo, gostaria de lhe pedir também um esclarecimento a respeito desta mesma pergunta à minha maneira.

Quer dizer então que, uma casa adquirida no ano de 2006 no valor de R$ 17.000,00, valor este declarado na IRPF 2007...

...ela deverá ser declarada tendo o mesmo valor, na IRPF 2008 considerando que não houveram benfeitorias no imóvel?

É isto. Será que entendi?

Sendo então:

Valor do bem sem benfeitorias:

em 31/12/2006 _ _ _ _ _ _ _ _ R$ 17.000,00

em 31/12/2007 _ _ _ _ _ _ _ _ R$ 17.000,00

em 31/12/2009 _ _ _ _ _ _ _ _ R$ 17.000,00

Rss, desculpe-me pela forma simplória de lhe questionar e de exemplificar minha dúvida.
Você poderia me responder. Peço-lhe um exemplo. Ok?

Alex Guedes

Alex Guedes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 19 agosto 2008 | 18:56

prezados,

tive um problema desse recente, onde uma pessoa aleatoriamente aumentou os seus bens, dando valores que achava que estava no mercado.
para surpresa dele, foi intimado pela a receita federal e após conversa o fiscal informou que foi por ter tido um aumento de valorização patrimonial e que só pode fazer isto mediante benfeitorias realizadas nos imóveis e como isto não tinha sido feito, tive de fazer todas as retificações possíveis.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 19 agosto 2008 | 20:16

Boa noite Antônio

Exatamente.

O valor do imóvel em que não houveram melhorias ou benfeitorias, permanece inalterado. A menos (é claro) que seja promovida reavaliação com base em laudos técnicos.

No entanto a reavaliação, se promovida com vistas a diminuição do ganho de capital é desaconselhável, haja vista que além do custo do processo, o acréscimo patrimonial é também considerado ganho de capital.

Como paliativo para eventuais alienações de imóveis desprovidas da caracteristica de exploração de operações imobiliárias, a lei isenta os ganhos auferidos nas alienações de valor até R$ 440.000,00 e aqueles decorrentes da alienação de imóveis residenciais.

Naturalmente, para usufruirmos o direito das isenções acima, há que se ter em conta as condições impostas pela legislação pertinente, cujos detalhes fogem ao propósito de seu questionamento.

Pelo exposto se pode afirmar que sua casa (que em 2006 foi declarada por R$ 17.000,00), deverá continuar sendo declarada pelo mesmo valor até que a legislação permita atualizá-lo. A atual legislação, não permite.

...

Alex Guedes

Alex Guedes

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 11:16

Saulo,

participo desde forum a algum tempo, e a cada dia me admiro pela participação de todos.

só tenho que agradece você e a todos os participantes desde forum.

a cada entrada no forum, aprendo muito.

parabéns ao forum

ANTONIO ANDERSON CORREA LIMA

Antonio Anderson Correa Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2008 | 16:24

Amigos,

Quero acompanhar o amigo Alex nestes parabéns direcionados a este fórum.
Tão curto é o meu tempo como participante, mas já pude entender quão grande é o compromisso e a dedicação de todos aqueles que o integram.

A vocês os meus agradecimentos,

Parabéns a todos!!!!!

Anderson.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade