x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.379

Controle de despesas e impostos

Jessica Marçal

Jessica Marçal

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:40

Boa Tarde!

Estou trabalhando em um escritório de contabilidade e acho que o modo de separação ou controle dos impostos pagos e das despesas das empresas está muito confuso. Alguém poderia me dizer um modo prático de se controlar ou arquivar essas despesas?

desde já agradeço

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:06

Você se refere no arquivo de pastas?
Ou planilha de controle?

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:18

Jessica Marçal,

Faço da seguinte forma:

l)uso uma pasta só para notas fiscais da empresa(só arquivo depois de registrá-las);

2)uso outra pasta para todos os outros documentos, denomino DOCUMENTOS DIVERSOS, até contabilizá-los;

3)uso outra para DOCUMENTOS CONTABILIZADOS, documentos da pasta no. 2, depois de contabilizados.

Se você quiser pode usar mais uma pasta para DOCUMENTOS TRABALHISTAS( fls. pagto./inss/fgts/rescisões e etc), eu não uso para não tomar muito espaço no escritório.

4)depois de um certo tempo, quando as pastas estiverem cheias, passo p/ uma caixa arquivo e entrego para o cliente guardar, claro anotando que tipo de documentos estão naquela pasta e qual o periodo; lembrando que evito guardar documentos antigos em meu escritório para não tomar espaço, sem falar na responsabilidade que será minha, o que não é correto.

Ah. toda vez que entrego documentos á empresa, só faço através de recibo.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:32

Aqui onde atuo nosso padrão é o seguinte:
Pastas separadas

1- Entradas
2- Saídas
3- Pagamentos Diversos incluso impostos estaduais
4- Folha de cálculo, onde pode -se anexar Sintegra, DIEF, DOT, PAF, demonstrativos.
5- Impostos Federais - tudo que for de recolhimento da Receita Federal, incluindo declarações DCTF, SPED e extrato, guia, declaração do Simples.
6- Pessoal ou INSS, tudo que tiver relacionado com departamento pessoal, previdência.
7- Plano de Saúde e Seguro de vida
8- Duplicatas

Vejo eu, que este modo é bem claro e simples de se organizar, assim evita confusões...

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade