FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 3
acessos 1.379
Controle de despesas e impostos
Jessica Marçal
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:40
Boa Tarde!
Estou trabalhando em um escritório de contabilidade e acho que o modo de separação ou controle dos impostos pagos e das despesas das empresas está muito confuso. Alguém poderia me dizer um modo prático de se controlar ou arquivar essas despesas?
desde já agradeço
Kaik R. Vieira
Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:06
Você se refere no arquivo de pastas?
Ou planilha de controle?
"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"
Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:18
Jessica Marçal,
Faço da seguinte forma:
l)uso uma pasta só para notas fiscais da empresa(só arquivo depois de registrá-las);
2)uso outra pasta para todos os outros documentos, denomino DOCUMENTOS DIVERSOS, até contabilizá-los;
3)uso outra para DOCUMENTOS CONTABILIZADOS, documentos da pasta no. 2, depois de contabilizados.
Se você quiser pode usar mais uma pasta para DOCUMENTOS TRABALHISTAS( fls. pagto./inss/fgts/rescisões e etc), eu não uso para não tomar muito espaço no escritório.
4)depois de um certo tempo, quando as pastas estiverem cheias, passo p/ uma caixa arquivo e entrego para o cliente guardar, claro anotando que tipo de documentos estão naquela pasta e qual o periodo; lembrando que evito guardar documentos antigos em meu escritório para não tomar espaço, sem falar na responsabilidade que será minha, o que não é correto.
Ah. toda vez que entrego documentos á empresa, só faço através de recibo.
Um abraço,
Kaik R. Vieira
Moderador , Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:32
Aqui onde atuo nosso padrão é o seguinte:
Pastas separadas
1- Entradas
2- Saídas
3- Pagamentos Diversos incluso impostos estaduais
4- Folha de cálculo, onde pode -se anexar Sintegra, DIEF, DOT, PAF, demonstrativos.
5- Impostos Federais - tudo que for de recolhimento da Receita Federal, incluindo declarações DCTF, SPED e extrato, guia, declaração do Simples.
6- Pessoal ou INSS, tudo que tiver relacionado com departamento pessoal, previdência.
7- Plano de Saúde e Seguro de vida
8- Duplicatas
Vejo eu, que este modo é bem claro e simples de se organizar, assim evita confusões...
"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"
Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES