x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.241

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2006 | 15:35

Boa tarde Danielle,

Quanto as dúvidas (não abordadas pelo Paulo) em relação ao Livro Registre de Inventário, desde que sejam dúvidas apenas quanto a periodicidade, tenha em conta o seguinte:

O referido registro destina-se ao arrolamento das mercadorias, dos produtos manufaturados, das matérias-primas, dos produtos em fabricação e dos bens em almoxarifado existentes na data do balanço patrimonial levantado ao fim de cada período de apuração.

Nesse livro constarão também os estoques existentes no encerramento de período de apuração em virtude de fusão, incorporação ou cisão.

Assim, as empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a registrar no livro Registro de Inventário os estoques existentes ao final de cada trimestre (31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro), se apurarem o lucro real trimestralmente, ou em 31 de dezembro, caso tenham optado pelo pagamento mensal do Imposto de Renda por estimativa (arts. 220 e 221 do RIR/99).

Considere que as empresas optantes pelo pagamento mensal do imposto por estimativa que levantarem balanços ou balancetes durante o ano, para efeito de suspensão ou redução do pagamento mensal do imposto, embora devam levantar e avaliar os estoques existentes na data desses balanços ou balancetes, estão dispensadas da escrituração do livro Registro de Inventário nessas ocasiões.

As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido e as optantes pelo SIMPLES também estão obrigadas a registrar no livro Registro de Inventário os estoques existentes em 31 de dezembro de cada ano-calendário.

É o que se lê no parágrafo 3º do artigo 12º da Instrução Normativa SRF 093/1997 e nos artigos 190 e 527 do Regulamento do Importo de Renda - Decreto 3000/1999

HERLLY FOLLY

Herlly Folly

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 13:57

Boa tarde,

Trabalho numa construtora, mas nunca foi feito inventario. Pelo que entendi acima com base no Lucro Presumido, estao obrigadas a registrar no Livro deste. Para isso terei um belo trabalho para implantar um setor de patrimonio. Gostaria de algumas dicas ou algum material para comecar este trabalho aqui na empresa, ja tenho nocao de patrimonio, mas nao neste ramo imobiliario.

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.