x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.517

Recusa ao assinar um demonstrativo contabil

Diego Rosa de Paula

Diego Rosa de Paula

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 18:12

Boa Noite, sou estudante do curso de Ciências Contábeis, e gostaria de saber se caso o contador se recuse a assinar um demonstrativo por não esta de acordo com os valores contido neles, a empresa pode obrigado? Se não, existe uma lei trabalhista que o protege caso o mesmo seja mandado embora pela recusa? E no caso de ameaça, qual a lei que garante a integridade do contador?

desde então
Obrigado.
Att,

Diego Rosa.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 07:42

Bom dia Diego!
Essa questão que você levantou é um pouco estranha, pois os demonstrativos contábeis (balanço, balancete, diário, DRE, etc) são de responsabilidade da contabilidade, onde o contador é a pessoa quem coordena esse setor.
Se não foi o mesmo quem elaborou esse demonstrativo, então ele não tem a obrigação de assinar e pode sim se respaldar junto ao CRC caso prove que não foi ele quem elaborou tal demonstrativo.

Digo que é estranho por causa disso, já que esses demonstrativos são elaborados unicamente por este profissional, que é gabaritado para tal e possui a licença (CRC) que lhe faculta assinar esse tipo de documento.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Diego Rosa de Paula

Diego Rosa de Paula

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 08:58

Bom dia Eduardo, acho que não fui claro na pergunta.