x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 768

Aumento de Capital Social

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 12:51

boa tarde estou com o seguinte problema com uma empresa.
uma empresa que em 2014 não teve assessoria contábil, apenas teve notas de entrada durante todo o período. ela funcionou, porem não tinha talao e não emitiu nenhuma NF saída.
Compreendo que ela trabalhou na ilegalidade no ano todo.
Ela era mei e passou para o simples em 2014.
A empresa não tem senha/cadastro de acesso junto a rfb, posto fiscal, etc de uma ME, pois agora que estou alterando toda a documentacao.

Para compensar contabilmente falando essa diferença... É possível e correto fazer a seguinte situacao:
Aumentar o capital social da empresa, afim de abater todas essas compras do período?

O responsável pela empresa por falta de orientacao, fez varias compras para loja em seu CPF... Existe a possibilidade de fazer essa "transferência" da pessoa para a empresa, para que seja reconhecida contabilmente esses valores?

O que poderia ser feito nesse caso

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 13:19

Nilton

Para compensar contabilmente falando essa diferença... É possível e correto fazer a seguinte situacao:
Aumentar o capital social da empresa, afim de abater todas essas compras do período?

Não, o correto seria reconhecer contabilmente as saídas fazendo o seguinte lançamento em 2015

D - Caixa(AC) ou Duplicatas a Receber(AC)
C - Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)

E logo após reconhecer isto em lucros ou prejuízos acumulados

D - Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)
C - Lucros ou Prejuízos Acumulados(PL)

A emissão dos DAS referentes a tributação destas receitas deve ser feita de forma retroativa (competência 2014)

O responsável pela empresa por falta de orientacao, fez varias compras para loja em seu CPF... Existe a possibilidade de fazer essa "transferência" da pessoa para a empresa, para que seja reconhecida contabilmente esses valores?

Sim, neste caso é possível fazer uma nota de entrada 1949 contra a PF, e na descrição colocar integralização de capital com data de 2015 daquilo que não tenha sido vendido ainda. O que já foi vendido, fazer a nota com a data da venda e proceder com os lançamentos em ajuste de exercícios anteriores em 2015.

Não se esqueça de fazer a alteração no contrato social devido ao aumento do capital social.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 19:26

Entendi.
Mas como irei gerar o DAS retroativo? Estou providenciando senha de acesso para posto fiscal agora e ele nem tem talão de notas.
No caso.. Eubteria que pegar talão e emitir notas com datas anteriores...
Mas isso é correto?

E se fosse nfe. .. Acho que nem daria para tirar com data atrasada...

Como iria me basear os valores de receita bruta?

Eu informei tudo zerado....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.