x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.342

Balanço de Abertura

Luciane

Luciane

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 fevereiro 2015 | 20:01

Boa tarde
Tenho um cliente que veio de outro escritório contábil, ainda não recebi o balanço ref. 2014. Em primeiro lugar eu tenho que fazer um balanço de abertura, correto? Mas isto devo aguardar o balanço do outro escritório? E o cliente me passou o extrato do banco ref. janeiro/2015, e neste extrato há pagamentos a fornecedores, FGTS, impostos, entre outros, os quais são referente ao ano de 2014, quero saber como devo fazer estes lançamentos do extrato bancário?
Grata se alguém puder me ajudar.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 11:22

Luciane

Inicialmente você pode fazer como sempre faz.

Ao chegar o balanço do outro escritório, faça os lançamentos de abertura adequando-o ao do seu escritório, faça as devidas conciliações e, se necessário, realoque os pagamentos que não estiverem na mesma conta de suas respectivas provisões.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Luciane

Luciane

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 22:06

Obrigada Rodrigo

Ajudou sim. Pelo que entendi devo fazer um balanço de abertura, crio esta conta no Patrimônio liquido, e lanço todas as contrapartidas ref. 2014 nesta conta, inclusive o balanço que esta por vir do outro escritório.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 14:02

Luciane

Quando falei para fazer como sempre faz, quis dizer para fazer como faz com qualquer outra empresa, ou seja, debitar o passivo correspondente:

Exemplo:

Pelo pagamento do FGTS 2014

D - FGTS a Recolher(PC)
C - Caixa/Bancos(AC)

Quando chegar o balanço da outra empresa, lance da maneira que você descreveu

D - Balanço de Abertura
C- FGTS a Recolher(PC)

Se tudo foi feito corretamente pelos dois escritórios, a conta irá fechar normalmente

Faça o mesmo com os outros passivos e depois faça a devida conciliação e o que não estiver provisionado, você pode lançar como ajuste de exercicio anterior.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade