x
2015-03-04T09:40:29-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 49.355

Valor Residual

há 5 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 09:40

Bom Dia !
Estou com uma duvida a respeito do Valor residual de um bem, pois no semestre passado na instituição em que eu estudo meu professor nos dava o valor do bem adquirido e valor residual, e logo pedia a depreciação do bem.
EX: Carro R$ 10.000
Valor Residual (20%) R$ 2.000
Valor Depreciável (80%) R$ 8.000

Então tinha entendido que para eu fazer a depreciação de um bem teria que primeiramente subtrair o valor residual, e só então depreciar, mas conversei com meu patrão que é contador, ele me disse que o Valor Residual se aplica apenas para fins de uma venda futura apos o 100% de depreciação desse bem, caracterizando como Valor de Mercado apenas para fins de transações.

QUERO SABER COMO E EM QUE MOMENTO SE APLICA O VALOR RESIDUAL E COMO EU ESTIPULO OU CALCULO ESSE VALOR?
( Em investimentos referentes ao Fluxo de Caixa se aplica os mesmos conceitos?)

Articulista
há 5 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 08:31

Matson Rocha

Bom dia, está correto o de seu professor. Após decidido o prazo de vida útil do bem, mesmo os bens terem sido utilizados por toda sua vida útil o valor de aquisição pela NFe será a base para cálculo do valor residual.
Onde temos o método mais usado, Pelo método linear:
Cso seja depreciação por hora:
DH = VA - VR / VU
» DH = depreciação por hora
» VA = valor de aquisição
» VR = valor residual
» VU = vida útil

Se for por valores e de maneira anual será apenas: VA-VR= BC para depreciação.
BC- Base de Cálculo.
Lembrando que todo ano deve ser apurado novamente o valor residual...

O valor residual de um bem é o valor estimado do ativo ao final da sua vida útil.
O ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43 requer que a vida útil e o valor residual do imobilizado seja revisada no mínimo a cada exercício.

Sds

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
CNPC: 5306
http://krvconsultor.wix.com/home
há 5 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 10:24

Oi Kaik.

Bom Dia.

Obrigado, mas ainda assim fico com uma duvida a respeito de como estimar esse valor residual, no caso fica por conta de um profissional técnico fazer essa mensuração, já que entendo como variável este valor?

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.