Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 56.180

Valor Residual

Matson Rocha

Matson Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 09:40

Bom Dia !
Estou com uma duvida a respeito do Valor residual de um bem, pois no semestre passado na instituição em que eu estudo meu professor nos dava o valor do bem adquirido e valor residual, e logo pedia a depreciação do bem.
EX: Carro R$ 10.000
Valor Residual (20%) R$ 2.000
Valor Depreciável (80%) R$ 8.000

Então tinha entendido que para eu fazer a depreciação de um bem teria que primeiramente subtrair o valor residual, e só então depreciar, mas conversei com meu patrão que é contador, ele me disse que o Valor Residual se aplica apenas para fins de uma venda futura apos o 100% de depreciação desse bem, caracterizando como Valor de Mercado apenas para fins de transações.

QUERO SABER COMO E EM QUE MOMENTO SE APLICA O VALOR RESIDUAL E COMO EU ESTIPULO OU CALCULO ESSE VALOR?
( Em investimentos referentes ao Fluxo de Caixa se aplica os mesmos conceitos?)

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 08:31

Matson Rocha

Bom dia, está correto o de seu professor. Após decidido o prazo de vida útil do bem, mesmo os bens terem sido utilizados por toda sua vida útil o valor de aquisição pela NFe será a base para cálculo do valor residual.
Onde temos o método mais usado, Pelo método linear:
Cso seja depreciação por hora:
DH = VA - VR / VU
» DH = depreciação por hora
» VA = valor de aquisição
» VR = valor residual
» VU = vida útil

Se for por valores e de maneira anual será apenas: VA-VR= BC para depreciação.
BC- Base de Cálculo.
Lembrando que todo ano deve ser apurado novamente o valor residual...

O valor residual de um bem é o valor estimado do ativo ao final da sua vida útil.
O ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43 requer que a vida útil e o valor residual do imobilizado seja revisada no mínimo a cada exercício.


Sds

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Matson Rocha

Matson Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 10:24

Oi Kaik.

Bom Dia.

Obrigado, mas ainda assim fico com uma duvida a respeito de como estimar esse valor residual, no caso fica por conta de um profissional técnico fazer essa mensuração, já que entendo como variável este valor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.