x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.110

Provisão de Ferias

MARIA SANTANA DE OLIVEIRA SANTOS

Maria Santana de Oliveira Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 12:45

Boa Tarde

Por Favor mim tirem uma dúvida.

Eu só posso dar baixa conta de provisão de férias , se as férias forem do período aquisitivo que provisionei.

Pq a empresa começou a fazer provisão no ano de 2015 , mais tem funcionário que está gozando férias do período passado.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:13

oi, deve-se utilizar o principio da competência (provisiona-se a despesa no mês a que se refere, e posteriormente lança-se o efetivo pagamento desta);
talvez o balanço de 2014 não tenha sido ainda encerrado então lança-se

data: 31/12/2014
d - * custos ou despesas de férias c/abono (resultado\custos e despesas\* custos ou despesas operacionais)
c - férias a pagar (passivo circulante)
vlr ref. n/ provisão de férias + fgts + inss parte empresa ref. 12/2014
$$$

data: 05/01/2015
d - férias a pagar
c - caixa ou banco (ativo circulante\disponível)
vlr ref. n/pgto. recibo de férias relativo ao funcionário...
$$$

>> mensalmente faz-se o lançamento dos períodos aquisitivos de férias (por funcionário) a razão de 1/12 avos p/ cada 30 dias ou 15 dias trabalhado.

obs.: os valores provisionados tem respaldo no relatório fornecido pelo depto. de rh da empresa.

* se este funcionário faz parte do quadro administrativo da empresa então os lançamentos pertencem ao grupo das "despesas administrativas" (resultado), mas se o funcionário faz parte de um dos setores produtivos da empresa então os lançamentos contábeis pertencem ao grupo dos "custos operacionais) (também no resultado)

há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 16:16

Telmo Obrigada por sua resposta !!!

Mais talvez não tenha mim expressado de maneira clara

A empresa não tinha nenhum saldo de provisão em 2014. Só começou a fazer provisão de férias apartir janeiro de 2015.

A minha dúvida é a seguinte os que estão ainda gozando férias de outros periodos anteriores eu contabilizo como antes vinha fazendo

E os que gozarem ferias do periodo que começei a fazer a provisão eu vou dando baixa nas contas é isso .

Flávio Quirino do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 16:52

Boa tarde Maria Santana

Sugiro você lançar a título de Ajustes de Exercícios Anteriores o montante referente ao valor correspondente dos funcionários que gozam férias de períodos aquisitivos anteriores, pois estes não se tratam de despesas referentes a 2015. Segue abaixo exemplos:

Provisão referente valores de períodos aquisitivos anteriores

02/01/2015

D- Ajustes de Exercícios Anteriores (PL)
C- Provisão de Férias (PC)
Valor: 1.000,00

Quanto do adiantamento de Férias

D- Adiant. de Férias (AC)
C- Caixa/Banco (AC)

Quanto da Baixa da Provisão de Férias e do Adiantamento

D- Provisão de Férias
Adiant. de Férias

Espero ter ajudado

att.,

Flávio

há 10 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 18:13

Boa Noite Flávio Quirino

Entendi os exercícios Anteriores

Só fiquei com uma dúvida qto aos lançamentos

Em janeiro em Fiz Assim:

D- Despesa c/ provisão de Férias (CR)
D_ Despesa c/ Encargos de Férias s/ Provisão (CR)
D- FGTS c/ Provisão de Férias (CR)

C- Provisão de Férias ( PC)

Agora no pagamento eu preciso usar a conta de adiantamento de férias não entendi.

Pensei que o pgto fosse assim

D- Provisão de Ferias
C- Cx ou Banco

Tá errado

Sou nova em provisão tô meio perdida quem puder mim ajudar. desde já agradeço.

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 08:40

Bom dia Maria Santana

Entendi sua dúvida.

Então, você pode baixar direto na conta de provisão de férias mesmo. Porém, quando o funcionário sai de férias ele recebe um adiantamento de férias, pois a folha de pagamento do mês que ele entrou de férias ainda não está finalizada. Só usei a conta de Adiantamento de Férias para a operação ficar mais completa. Mas, contabilmente dá no mesmo em meu entender.

Seus lançamentos estão adequados.

att.,

Flávio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade