Eduardo Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , ArtistaOlá pessoal,
Preciso de uma ajuda de vocês pra caminhar mais seguramente nesse universo empresarial e contábil. Recentemente regularizei minha situação como MEI aqui no estado de São Paulo e estou prestes a iniciar as atividades de comércio varejista de bicicletas, triciclos e acessórios. Será uma loja virtual de envio de mercadorias para território nacional.
Já estou regularizado em todas os contextos. Desde alvará de prefeitura à NFe (ainda não tornei oficial as transações, permaneço ainda no ambiente de testes para me familiarizar com o sistema).
Minhas dúvidas são genéricas, soam mais como um roteiro de como não ter dor de cabeças lá no futuro. Por enquanto sou MEI e estou fazendo tudo sozinho para economizar nos gastos. Sei que por este início quando as vendas ainda são bem poucas e as atividades resumidas eu dou conta de fazer um pouco de tudo mas, inevitavelmente, com o crescimento da empresa vou necessitar de ter ao meu lado um companheiro contabilista.
Até que este dia chegue, quero ter a certeza de que tudo vai estar muito bem organizado, dentro da legalidade e preparado para facilitar a vida de quem vier a assumir a contabilidade da empresa no futuro.
Por ora, afim de simplificar as tarefares organizacionais, contratei um sistema de gestão online (Bling) que possui integração com minha loja virtual e portanto vai me ajudar na emissão de nota fiscal, controle de estoque e finanças; realizei tarefas básicas de criar pastas físicas para separar despesas gerais de notas de compras e outras transições e "armei" backups para mídias externas ao meu computador afim de assegurar que nada de importante seja perdido em fatalidades.
Pois bem, o básico eu consegui, rsrs.
Agora me surgiu algumas dúvidas referente a organização da contabilidade. Sei que podem parecer bobas as dúvidas mas são realmente muito importantes pra mim.
1) Transição de Nota Fiscal para MEI
1.1) Comprei um produto de uma distribuidora ou fabricante e ele emitiu NFe. Não preciso dar entrada na nota, correto? O simples fato de alguém emitir NF no meu CPNJ já significa que a nota entrou no sistema, é isso? Não preciso fazer nada em relação a esta nota a não ser guardá-la de maneira segura, confere? Em qual ocasião eu precisaria dar entrada em nota?
1.2) Comprei uma prateleira para estoque. Como vou dizer ao governo que ela é para uso e não para venda? Preciso deixar isso claro, certo?
1.3) Vi uma ferramenta numa loja e quis comprá-la para a empresa mas fiz a compra no meu nome mesmo, transição comum do dia a dia. Qual a desvantagem disto futuramente?
1.4) Quero fazer um sorteio de um produto para divulgar a empresa. Como devo emitir nota fiscal neste caso?
1.5) O cliente quer trocar a mercadoria. E agora, o que faço com a nota fiscal original e como devo proceder com a nova?
1.6) O que devo tomar muito cuidado ao emitir uma nota? Claro que todos os dados são extramente importantes mas existe alguma coisa
que devo ficar realmente muito atento?
2) Obrigações de um MEI
Sei que um MEI não deve extrapolar os R$ 60 mil reais/ano em arrecadações.
Isto tem a ver com todas as vendas que eu realizar e não somente com o lucro, confere? Por isso é importante o acompanhamento financeiro da empresa, mesmo sendo MEI. Devo ficar de olho para não extrapolar este teto sem perceber, correto?
3) Considerações
Como disse e retomo o que falei, o que estou tentando fazer é deixar tudo muito bem organizado para que no futuro quando eu necessitar de um contador para me auxiliar diretamente na empresa, terei em mãos uma estrutura que vai facilitar a vida dele mil vezes mais do que o esforço que tive para dar início a esta organização geral.
Fico feliz em receber qualquer outra dica baseado na experiência de vocês, contadores.
Um forte abraço.