Diana Alves
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidaderespostas 7
acessos 4.854
Diana Alves
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeGabriel Esteves
Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) ControladoriaBoa tarde Srta. Diana Alves, respondendo a sua questão, demonstrarei abaixo a maneira de contabilização do ICMS ST.
Não vou me ater muito a parte conceitual da ST, nem muita base legal.
Mas em resumo a Substituição Tributária do ICMS na modalidade "subsequente" consiste em atribuir a outro sujeito a responsabilidade pelo pagamento do ICMS, que incidira nessa e nas operações subsequentes até a suposta chegada ao consumidor final.
Com isso temos a antecipação do recolhimento, centralizada no SUBSTITUTO. Na maioria dos casos INDUSTRIAS e ATACADO.
Sendo o SUBSTITUTO responsável pelo "recolhimento", conceituou recolhimento e não PAGAMENTO, pois seria a obrigação de 3º se não houvesse a ST.
É no SUBSTITUTO que caberá a contabilização da mesma, POREM, quem acaba pagando o ICMS ST é o cliente da operação, através da NFe(produto).
Temos como contabilização:
D-Clientes 110,00
C-Receita 100,00
C-ICMS ST 10,00
Como para fins contábeis é dispensado a contabilização na DRE do grupo FATURAMENTO BRUTO, não tem por que contabilizar o ICMS ST como receita e nem como redutor da mesma.
Att,
Olivier Mello
Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)Prezados, sou novo aqui no fórum e estou aproveitando a dúvida da criadora do tópico, pois também estou com uma dúvida em relação ao código do CST/CSOSN em que devo utilizar na nota fiscal. Sou indústria optante pelo Simples Nacional e estou realizando a venda de gelo para supermercados. Devo utilizar o CST 010 / CSOSN 0202 ( Tributada e com cobrança de ICMS por Substituição Tributária ) ou devo utilizar o CST 030 / CSOSN 0203 ( Isenta ou não tributada e com cobrança de ICMS por Substituição Tributária ) ? Alguém pode me ajudar ? Desde já agradeço.
Rodrigo Melero
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Kaik R. Vieira
Moderador , Coordenador(a) Olivier Mello
Aconselho você entrar em contato com a legislação de ICMS de seu estado, pois nessa relação de CST e ICMS é variável de estado para estado.
Gabriel Esteves
Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) ControladoriaOlivier Mello
Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)Obrigado, Kaik. Vou verificar.
Diana Alves
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeMuito obrigada!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade