x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 5.194

Lançamentos Contabeis de Nota de Serviços

Jose Luiz Spranger da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 8 julho 2008 | 14:56

Bom amigos, boa tarde a todos.
Em primeiro lugar informo que a minha dúvida eu pesquisei antes de a formular, pois esse é o meu costume o que aliás tem me ajudado muito. Entretanto não encontrei algo que resolvesse o meu problema.

Vejamos:

Um empresa de serviços faturou no ultimo dia do mês, diversas notas no valor de R$. 5.853,20, cujo valor será recebido no mês seguinte.

Durante o mês pagou como adiantamento R$. 506,00 para transporte e R$. 495,00 para refeição. No dia 5 do mês seguinte tem a pagar 2.700,00 ao pessoal que executou os referidos serviços. Tem a pagar sobre esse faturamento R$. 366,59 referente a Contribuiçães Sociais, não apropriadas e 267,99 de IR.

Seria mais ou menos isto
Faturamento 5.853,20 a entrar em banco no mês seguinte
Transporte -506,00
Refeições -495,00
Pessoal -2.700,00
IR a recolher -267,99
Cont.Sociais a
Recolher -366,59

O meu problema é como faço os lançamentos corretos, pois sou novato na área contábil e refere-se a um trabalho.

Muito obrigado a todos e desculpem se não fui claro na exposição.

José Luiz

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 8 julho 2008 | 15:48

Boa tarde, José Luiz

Com todo respeito e consideração, de antemão digo que contabilmente não é correto para as contas a receber se utilize apenas a denominação genéria de "Clientes", conforme a seguinte NBC-T:

"3.2.2.9 - Os elementos da mesma natureza e os pequenos saldos serão agrupados, desde que seja indicada a sua natureza e nunca ultrapassem, no total, um décimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas-correntes".
fonte: Portal de Contabilidade

Em seguida, não é dito se os executores dos serviços são ou não funcionários registrados da empresa prestadora de serviços; se a empresa contrata autônomos para executar serviços de seu prórpio meio, tal empresa está se expondo abertamente a autuações da fiscalização trabalhista e também da previdenciária. Quando um profissional trabalha para uma empresa, a mando desta e pela mesma é supervisionado, é configurada uma relação trabalhista.

Enfim, ajudaria na resposta sabermos a atividade da empresa em questão e também o regime de tributação da mesma (simples, lucro real ou lucro presumido), bem como sobre os tomadores de serviços (clientes), visto que dependendo da relação com os prestadores de serviços (supostos empregados), o regime de tributação e a natureza dos clientes, seriam feitos lançamentos de modos adversos, pois muitas coisas incorrem: encargos sociais, impostos retidos, etc.

Na certeza de ter em parte o auxiliado, aguardo pela confirmação dos dados.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 8 julho 2008 | 16:17

Caro Ricardo muito obrigado pela pronta resposta e excelentes esclarecimentos. Então vamos configurar corretamente a questão.:

1) Empresa prestadora de serviços de Limpeza

2) Os funcionários são contratados pela empresa.

3) Na verdade são 2 N.Fiscais. sendo dois clientes , um , utilizando 3 funcionários e outro utilizando 2 funcionários.

4) O regime de tributação é Lucro presumido.

Outra coisa, pelo que eu andei lendo a respeito, os valores apresentados como impostos a recolher, na verdade não teriam que ser recolhidos pelo tomador ? Enfim é uma observação minha.

Muito obrigado

José Luiz

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Terça-Feira | 8 julho 2008 | 17:21

José Luiz:

A título de exemplificação, a quantia adiantada para transporte dos funcionários e também o adiantamento para refeições estou classificando apenas como "adiantamento salarial", visto que de acordo com as normas legais, em se tratando de vale-transporte o funcionário participaria deste custo com 6% de seu salário básico, cabendo ao empregador o valor excedente(Decreto 95247/87 ), e o vale-alimentação é um tema controverso (Súmula 241 do TST versus PAT), que poderia ou não integrar o salário do funcionário.

O que importa é que sua empresa (lucro presumido) presta serviços de limpeza para outras empresas. Inicialmente haveria retenção dos seguintes impostos:
IR (1%)
CSL (1%)
PIS (0,65%)
COFINS (3,0%)

Por força do Art. 31 da Lei 10833/03, e considerando que os pagamentos são inferiores a R$ 5.000,00, é dispensada a retenção da CSL, do PIS e da COFINS (mas não dispensa apuração e recolhimento normal destes tributos). Desta maneira, calcularemos apenas o IR na fonte.

Nota: Provavelmente na capital também seria retido ISS pela fonte pagadora (como em minha cidade), e como desconheço a porcentagem, deixo o valor em branco.

Vamos aos lançamentos:

1) Pelos adiantamentos aos funcionários:
D) Adiantamentos a Funcionários
C) Caixa ou Bancos
R$ 1.001,00 (alimentação + transportes)

2) Pelo reconhecimento das receitas
D) Clientes
C) Receitas da prestação de serviços
R$ 5.794,67 (total dos serviços [-] irf)

D) IR a Recuperar
C) Receitas da prestação de serviços
R$ 58,53

3) Pela provisão da folha de pagamento:
D) Salários e Ordenados
C) Salários a Pagar
R$ 2.700,00

D) Salários a Pagar
C) Adiantamentos a Funcionários
R$ 1.001,00

...

Como os valores em seu primeiro post estão englobados, fica praticamente impossível continuar com o exemplo. No entanto, o raciocínio é este que já passei.

Ainda restariam vários lançamentos neste mecanismo de provisionamento, como a contribuição previdenciária empresarial, contribuição previdenciária dos empregados, FGTS, IRPJ e compensação com o saldo a recuperar, Contribuição Social, PIS e COFINS.

Mesmo assim, espero ter solucionado em grande parte sua dúvida.

Caso tenha mais dúvidas, volte a postar.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 22:16

Boa noite, José Luiz

Fique à vontade, pois, a diretriz de nosso Fórum é trocar experiências.

Se eventualmente eu não puder lhe responder, certamente haverá outro profissional de gabarito apto a lho ajudar.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade