Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 33.129

Troca de Mercadorias

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 16:23

Caros Colegas do Fórum

Por favor, preciso de uma orientação: como eu devo lançar uma nota fiscal de entrada de troca de mercadorias? Obrigada

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 16:38

Boa tarde, Gisele


A contabilização desta troca de mercadorias inicialmente dependeria de quatro fatores:

a) A empresa adquirente da mercadoria deve ter contabilizado a entrada originária do produto, inclusive os produtos com defeito, além da emissão de uma NF de saída, por devolução, do produto com defeito

b) Tributação da empresa: simples nacional, lucro real ou lucro presumido;

c) O fato da empresa ser ou não contribuinte do ICMS por RPA (regime periódico de apuração), e também se o porduto trocado é ou não tributado por substituição tributária

d) A empresa tem controle de inventário periódico ou permanente.

Assim que tivermos mais dados, alguém poderá a orientar.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 17:04

Desculpa Gisele, está me metendo, porém não entendi uma coisa.

Quando você fala que ele é contribuinte do ICMS mensalmente, você está falando que ele está inscrita no Estado e pago o ICMS na guia de DAS né?!

Agora salvo engano, você tem duas opções a empresa na qual você está devolve, emitir uma nota fiscal de retirada do produto ou você que no caso não tem talão de NF grande pode emitir uma NF avulsa, só não sei se é necessário autenticar ela na SEF, isso teria que buscar saber.

Qualquer coisa tem colegas de trabalho que pode te ajudar melhor.

abç e bom trabalho.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 17:42

Gisele:

Compreendo que toda movimentação de mercadorias (entradas e saídas) deve ser registrada em Notas Fiscais, não só compras e vendas, como também as demais movimentações como trocas, devoluções, transferências e doações.

Caso seja possível emitir a nota de saída desta mercadoria com defeito, ou, em último caso, uma nota avulsa como disse nosso amigo Marcos, aí sim o lançamento contábil estaria baseado em um documento oficial.

Considerando que sua empresa recolha ICMS por RPA, a rotina seria a seguinte: (contando com nota de saída da mercadoria avariada)

Nota Fiscal: 10 produtos de R$ 15,00 cada (com ICMS incluso), totalizando R$ 150,00.
ICMS: R$ 27,00 (18%)

1) Pela aquisição do produto:
D) Mercadorias para Revenda
C) Caixa/Bancos/Fornecedores
R$ 150,00

2) Pelo aproveitamento do ICMS:
D) ICMS a Recuperar
C) Mercadorias para Revenda
R$ 27,00

OBS: Após a entrega, foi constatado que 5 (cinco) itens estavam avariados. A empresa cliente emitiu nota de saída com CFOP 5.202:
5 produtos a preço unitário de 15,00; total: 75,00
ICMS: 13,50

3) Pela devolução do produto:
D) Mercadorias Remetidas para troca
C) Mercadorias para Revenda
R$ 61,50

4) Pela devolução do ICMS:
D) Mercadorias Remetidas para troca
C) ICMS a Recuperar
R$ 13,50

Após a devolução, o fornecedor remete os produtos enviados para troca:

5) Pelo recebimento do troca:
D) Mercadorias para Revenda
C) Mercadorias remetidas para troca
R$ 75,00

6) Pelo aproveitamento do ICMS:
D) ICMS a Recuperar
C) Mercadorias para Revenda
R$ 13,50

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 14 julho 2008 | 10:07

Marcos, bom dia: ela paga ICMS diferença de alíquota mensalmente. O ICMS que seria Débito e Crédito está no Simples Nacional ...
Ricardo, muito obrigada por suas explicacões. Foram muito úteis...

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Simone

Simone

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 10:36

Bom dia Colegas,

Estou na mesma situaçao q a colega Gisele, porém so tenho a NFe de entrada de merc com data do mes de outubro e sem condiçoes de emitir um NF avulsa visto q, no ato de troca, a empresa nao exigiu a NF.
A empresa é SN e eu faço apenas a contab dela no escritorio, nao tendo as informaçoes dos acontecimentos dentro da empresa no momento em q ocorrem.

Alguém pode me auxiliar.

Grata,

Simone

Simone

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.