x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 3.389

Código e Descrição do Produto

MARIA DO SOCORRO VIEIRA

Maria do Socorro Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 10:29

Olá Senhores,

Estou debatendo com o meu sistema sobre a emissão de uma nfe de devolução de venda. Por exemplo na minha nfe de venda o codigo do produto é X e a descrição do produto é Z, na hora da emissão da nfe de devolução de venda (entrada) o codigo do produto está saindo Y e não X e na descrição do produto está saindo A e não Z. Está correta a emissão dessa nfe de devolução de venda? Como o sistema vai jogar para o estoque se na venda o Código do produto foi X e na nfe de devolução de venda foi Y? Existe uma base legal sobre este assunto?

No aguardo

Socorro Vieira

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 11:25

bom dia,

Maria do Socorro Vieira,

está nota de entrada referente a devolução é uma nota de entrada própria? (você quem está emitindo essa Nota Fiscal? )
se caso essa nota esteja sendo emitida por você a descrição do produto e o código do produto deverá ser o mesmo, já
tivemos casos em que um determinado cliente sofreu uma penalidade pela SEFAZ do nosso estado devido ao cliente mudar o
sistema de gestão e os códigos dos produtos serem alterados sem que fosse informado no SPED essa alteração, se os códigos e descrições
são diferentes, perante a SEFAZ são produtos diferentes isso pode ser punido como Omissão de Receita ou Omissão de Compra.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Sidnei Martins

Sidnei Martins

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 11:43

Bom Dia Maria do Socorro,

Verifica se a cfop de venda está compatível com a cfop de entrada...por exemplo: venda de mercadoria adquirida de terceiro 5102/1202 devolução de mercadoria adquirida de terceiro.....o cod. do produto não têm como estar diferente daquele que você vendeu....vc está devolvendo ele ao seu estoque.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:20

bom dia,

Maria do Socorro Vieira

no caso não acredito que você irá localizar nenhuma base legal que trate especificamente do assunto, agora argumente com o fornecedor
do sistema o motivo de serem produtos diferentes no sistema visto que os produtos são iguais, qual a necessidade de serem códigos e descrições
diferentes, se eles não resolverem o problema, entre em contato comigo que ficarei contente e lhe vender um sistema que é capaz de realizar essa
operação de forma correta.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

irineu junior de carvalho

Irineu Junior de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:32

Boa Tarde.,

No meu entendimento a NF. de Devolução tem que ser emitida da mesma forma do que foi feita a entrada ou saída, se entrou ou saiu "Y" tem que entra ou sair "Y", respeitando valores, quantidades, B.C. DE ICMS entre outros.

Espero ter ajudado.

Lembre- se! "O sol nasce para todos, mas só conquista o seu brilho aquele que corre atras".
Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 16:23

Maria do Socorro Vieira,

Verifique os códigos dos produtos que foram parametrizados para estoque (entradas), com os mesmos que são emitidos para saída (vendas).

Pode estar havendo conflito na parametrização.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.