Andreia Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)pessoal, estou precisando fazer uma incorporação de empresa ramo comercio varejista. preciso de um passo a passo, modelo de laudo e contrato. obrigada
respostas 5
acessos 2.902
Andreia Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)pessoal, estou precisando fazer uma incorporação de empresa ramo comercio varejista. preciso de um passo a passo, modelo de laudo e contrato. obrigada
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezada Andreia Rodrigues,
Antes de qualquer coisa você necessita ver a situação legal/fiscal da empresa, pois, por exemplo empresas "Ltda" não podem passar por tal processo. Se for o caso, o primeiro passo será transforma-la numa S/A. Quanto ao laudo necessita que seja feito por uma empresa de auditoria independente. Deve ser feito as AGE para aprovação da incorporação, tanto da incorporadora como na incorporada. Também deve-se levantar o balanço. Depois destas etapas realizadas é a parte legal (fazer DBE, dá entrada na Junta Comercial e declarações obrigatórias em caráter especial). Saliento que da data do balanço até a entrega das declarações se tem um prazo de no máximo 60 dias para todos os procedimentos obrigatórios. Segue link contendo o embasamento legal: Incorporação
At.
Marcos Vinicius
Maurício T.
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
Marcos,
Não encontrei na base legal a restrição para a incorporação de empresas Ltdas. Digo digo, pois já fiz incorporação de Ltda e não tive nenhum problema junta à RFB e Junta Comercial. A restrição não é apenas para as empresas individuais?
Quanto ao laudo, também não é explicito que ele deva ser feito por auditoria independente. O que consta é que no protocolo da incorporação os sócios ou acionistas deverão nomear os perítos avaliadores, sendo no mínimo três.
Para os demais pontos, estou totalmente de acordo.
Andreia,
Sobre o o contrato, sugiro deixar nas mãos de um advogado.
Andreia Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a) Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
A empresa que vai ser incorporada é individual (2135), me explica novamente @Oculto
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia amigos:
Marcos: suas opiniões estão corretas, mas quanto a empresa ser ltda e a questão das pendencias a empresa que receberá o acervo pode sem problema algum assumir esses encargos.
Mauricio: Li e reli a legislação pertinente as incorporações e nada impede de uma empresa individual ser incorporada, mas mesmo assim como nunca fiz incorporações em situações assim nada custa pesquisar mais.
Andreia: Me passe seu e-mail (via MP) que te envio um passo a passo.
att
Maurício T.
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Paulo,
Justamente, eu não encontrei a restrição para este tipo de empresa. Talvez o o colega Marcos possa nos informar com mais propriedade, já que ele restringiu as LTDAs.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade