x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 428

Melhor usar o FGTS para amortizar divida ou não?

Edson

Edson

Iniciante DIVISÃO 1 , Operador(a) Máquinas
há 9 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 13:52

Olá pessoal, boa tarde, é um prazer poder ouvir dicas de pessoas que entendam do assunto como vocês.

Então, vamos lá, sou péssimo em contas, por esse motivo estou aqui pedindo ajuda kkkk

Meu FGTS rende em média 80,00 reais por mês..... e sei que se usa-lo para amortizar meu saldo devedor esses juros vão a zero por um bom tempo.

Meu saldo devedor é de 118.000,00 e meu FGTS está em média com 18.000,00, isso em uma carta de credito de consórcio imobiliário que tem um reajuste anual de acordo com o INCC e que será no mes que vem....

O acumulado do ano está em aproximadamente 6,5 % esse valor será reajustado em cima da minha parcela de 1.670,20 isso vezes a quantidade de parcelas que eu devo... ou seja 71 parcelas.....

Resumindo: se eu amortizar o saldo devedor, a minha quantidade de parcelas cai para 60 vezes (11 parcelas) e o reajuste de 6,5% na parcela seria multiplicado por 60 vezes ao invés de 71 vezes....

Então o que acham, vale a pena usar o FGTS agora, ou melhor esperar mais 1 ou 2 anos para ganhar mais juros com isso e amortizar depois?

estou perdidooooooooo me ajudem kkkk

Obrigado!
Edson

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 15:08

Boa tarde Édson! Tudo bem?

Meu camarada, vamos lá... existem diversas variáveis para avaliarmos a melhor saída para o teu caso, mas o ponto chave neste tipo de situação é avaliar as taxas de juros de ambas operações.

Recomenda-se que você aplique teus recursos sempre na operação com a maior taxa de juros. Considerando o montante de R$ 18.000 que você possui no FGTS, qual deveria ser tua decisão?

Deixar os R$ 18 mil aplicados a uma taxa hipotética de 6,5% a.a. ou amortizar um empréstimo de 7,2% a.a.? Então, compare as taxas do investimento com a dívida, onde você teria maior retorno? Talvez o rendimento do FGTS seja inferior ao juros que você incorrerá, e aí não valerá a pena.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade