x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 17.231

Contabilização de reembolso de despesas

DIEGO FERREIRA GOMES

Diego Ferreira Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 17:07

Boa tarde estimados colegas,

Minha dúvida é a seguinte: Faço a contabilidade de uma entidade filantrópica. A mesma reformou um imóvel, e as notas fiscais foram emitidas em nome da entidade normal com seus respectivos pagamentos, feitos pela própria entidade. Porém, os valores foram reembolsados para a entidade por terceiros. Como seria a contabilização? Desde já, agradeço pela atenção.

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 18:19

Boa tarde Diego.

Acho que aqui podemos separar dois fatos:

1 - Houve a Obra e a mesma foi paga pela entidade.

Os valores não foram imobilizados?

2 - Houve o recebimento por parte de terceiros. Aqui eu colocaria como doação.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 08:22

Bom dia!!!

Tenho uma duvida de como lançar reembolso de despesas.
O caso é o seguinte, o meu cliente presta serviço para uma empresa de consultoria, ele quem paga as despesas com viagens, hoteis e refeiçoes dele, e a nota fiscal quando ele emite o valor é somente do serviço prestado, e as despesas que ele pagou a empresa reembolsa sem ter que emitir nota fiscal, e eles depositam na conta bancaria o valor total do serviço mais as despesas, o que eu preciso saber é como eu vou justificar esta entrada do reembolso que consta no extrato bancario na contabilidade?

Osvaldo Sales

Osvaldo Sales

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 12:52

Olá Vanessa,

Boa tarde!

Recomendaria que a contabilização fosse separada, ou seja, criaria uma nota de débito para as despesas reembolsáveis e emitiria uma NF para a prestação de serviços.

Contabilmente falando, as despesas devem ir a resultado e quando forem reembolsadas, devem ter efeito zero na DRE, ou seja devem ser creditadas. Já o tratamento do faturamento deverá ser normal.

Este é o tratamento dado pelo IFRS ("Income Statement Characterization of Reimbursements Received for Out-of-Pocket Expenses Incurred"), ou seja, despesa para os gastos incorridos e receita para o recebimento desses gastos, gerando efeito zero no resultado.

Espero ter ajudado.

Abs,
Osvaldo Sales

vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 14:41

Olá Osvaldo, entao eu vi alguns artigos que pedem para fazer os lançamentos no ativo, assim:

a) Por ocasião do pagamento da despesa a ser reembolsada pela contratante (empresa X):
Contas Contábeis
Valores a Receber da Empresa X (AC) R$ 25.698,00 D
Caixa/Bancos (AC) R$ 25.698,00 C


b) Por ocasião do recebimento do reembolso:
Contas Contábeis
Caixa/Bancos (AC) R$ 25.698,00 D
Valores a Receber da Empresa X (AC) R$ 25.698,00 C

O que vc me diz?, fiquei na duvida agora

Gilvan Iskierski

Gilvan Iskierski

Bronze DIVISÃO 2, Account Manager
há 7 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 12:52

Olá, Vanessa.

Você pode fazer dessa maneira sim, apenas trabalhando com contas do Ativo.
Eu já fiz assim, usando a conta dentro do grupo de despesas a recuperar.

Att,
Gilvan Iskierski

Paulo Eduardo

Paulo Eduardo

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 09:40

Bom dia,
Estou com a mesma duvida que nosso caro colega Diego. Faço a contabilidade de uma entidade sem fins lucrativos, onde, a mesma efetuou uma reforma, fez todos os pagamentos aos fornecedores e prestadores de serviços, teve então o reembolso dessas despesas, e não sei como devo fazer os lançamentos contábeis, se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Att,
Paulo

Gustavo Santo Junior

Gustavo Santo Junior

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 11:31

Bom dia,

Sou formado em Administração de Empresas; e possuo algumas dúvidas quanto ao tema Contabilidade de Condomínios, que apresento através deste site que percebo reunir diversos profissionais e estudiosos das Ciências Contábeis, Percebo certa complexidade e até controvérsias quanto ao tema. Para fins de contabilização e demonstração dos resultados, vejo o condomínio ser equiparado à uma "entidade sem fins lucrativos", porém desobrigado de contabilidade.

O site do Conselho Federal de Contabilidade traz a seguinte resposta relacionada à "Escrituração Contábil para Condomínios":

"Não há norma contábil editada pelo CFC que discipline, especificamente, sobre contabilidade de Condomínios.

Caso a administração do Condomínio opte por fazer a contabilidade, devem ser obedecidos os princípios contábeis aplicáveis a todas a entidades, em especial os previstos na ITG 2002 – Entidade Sem Finalidade de Lucros, aprovada pela Resolução CFC nº 1.409/12."

Percebo inconsistências na contabilidade do meu condomínio, pois o demonstrativo de resultados contém despensas relacionadas especificamente à Reparos e Manutenção de Elevadores lançadas em uma conta denominada "Despesas Administrativas, sob a classificação: "Reembolso de Despesas Administrativas", com base na assunção de que o síndico pagou tais gastos do próprio bolso e solicita reembolso. (?!)

Tenho interesse em analisar a evolução dos gastos do condomínio por rubrica (separar por áreas de interesse e saber como se comportam determinados gastos; suas evoluções e tendências), mas torna-se um "trabalho Hercúleo" segregar os gastos por rubrica, sendo que há uma administradora de imóveis sendo paga para isto, mas aparentemente não o faz adequadamente.

Agradeço os seguintes esclarecimentos:

1) O "Demonstrativo de Resultados" deve seguir as mesmas regras de um "Balanço Patrimonial", ainda que reconhecido o enquadramento de um condomínio enquanto "comparado à condição de entidade filantrópica" ?

2) Uma vez que o CFC estabelece que uma vez iniciada a rotina de escrituração e demonstração da contabilidade do condomínio, esta deva ser norteada pelas normas estabelecidas por aquele conselho de classe, não seria obrigatório tê-los assinados por um contador devidamente credenciado ?

Obrigado,
Gustavo E. Santo Jr


Gustavo Santo Junior

Gustavo Santo Junior

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 13:05

Caro Pedro (ou outro usuário do site com proficiência no assunto)

Agradeço bastante a atenção dispensada e a resposta. Obviamente fico não só satisfeito por isto, mas também pelo fato de ver confirmado meu raciocínio: o de que há algo de inconsistente nas demonstrações contábeis do condomínio, que é elaborado por uma grande empresa deste segmento no Rio de Janeiro.

Agradeceria receber sugestões sobre como fundamentar um questionamento que pretendo remeter ao Sindico e Administradora de Imóveis para que procedam conforme o que é estabelecido pelos Conselhos Federal ou Regional de Contabilidade, conforme se aplique.

Atenciosamente,
Gustavo


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.