Rafael Fernandes Silva
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeCaros colegas de profissão,
Bom dia!
Uma empresa tributada no Simples que concede bonificação, no qual faz a escrituração contábil utilizando o método de Inventário Periódico. Imaginamos hipoteticamente que tal empresa concede-se bonificações aos seus clientes (em NFe separada) durante todo ano. Tal empresa com inventário periódico apresenta no final do período os valores a seguir:
ANO XXX1:
EI: R$ 10.000,00
COMPRA DE MERCADORIA: R$ 50.000,00
EF: R$20.000,00 (já líquido das bonificações no meu entendimento. Obs: este é o detalhe)
Bonificações concedidas: R$ 5.000,00
1º CÁCULO DO CMV:
EI: R$ 10.000,00 + COMPRAS: R$ 50.000,00 – EF: R$ 20.000,00 (JÁ LÍQUIDO): R$ 40.000,00
O CMV foi de R$ 40.000,00. Porém o estoque apresentado no final do ano está líquido dos R$ 5.000,00 das saídas em bonificações concedidas durante o ano. Considerando que os R$ 5.000,00 não é custo de mercadoria vendida e sim despesa, o CMV ficaria da seguinte forma:
2° CMV AJUSTADO
EI: R$ 10.000,00 + COMPRAS: R$ 50.000,00 – EF: R$ 20.000,00 – Bonificações concedidas R$ 5.000,00: R$ 35.000,00
Segue lançamento da bonificação:
D: Bonificação Concedida (despesa comercial)
C: (-) ajuste despesa com bonificação (redutora do CMV)
R$: 5.000,00
Transferindo do custo para despesa
DRE:
RECEITAS:----------------------------------------------------------
CMV:
Custos das Mercadorias vendidas-------------------R$ 35.000,00
DESPESAS OPERACIONAIS
Despesa Comercial-------------------------------------R$ 5.000,00
RESULTADO DO PERÍODO---------------------------R$ 40.000,00
Gerencialmente os gastos estão separados, mas está de acordo com os CPCs e TG 1000? Poderíamos contabilizar desta forma?
OBS:
D - Bonificação Concedida (despesa comercial)´
C – Estoque (Ativo)
Este lançamento a cada bonificação durante os meses do ano ficaria incorreto, pois neste caso o Inventário não é Permanente!