x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 9.237

Desagregação de Mercadorias

Ricardo Laquila

Ricardo Laquila

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 10:54

Bom dia colegas,

Tenho um cliente que emite NFe de desagregação de mercadorias usando os CFOPs 1.926 e 5.926, estou em dúvida de como fazer os lançamentos contabeis desses fatos, sem que isso venha a gerar problemas nos ECD e ECF entre outros. Imaginei que deveria criar duas contas dentro de estoques: DESAGREGAÇÃO DE MERCADORIAS e MERCADORIAS DESAGREGADAS, uma com saldo Devedor e outra com saldo Credor. E quando da emissão da NFe com CFOP 1.926 eu lançaria essas contas, assim como quando ele emitisse o CFOP 5.926 eu faria os lançamentos inversos para zerar. Será que este modelo estaria certo?
Aguardo comentários,
Obrigado

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 22:31

OLá, boa noite Ricardo Laquila!

1.926 - Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação.

Vamos supor que a empresa tem no estoque um kit de freios composto por lona, parafusos, porcas e arruelas com valor de 100,00.
Na desagregação o que vai ocorrer é que vai sair do estoque um item que é o kit de 100 reais e vai se formar 4 itens: lona, parafusos, porcas e arruelas.

Não há que se abrir grupos da forma como foi mencionado.

Na contabilidade, estas notas ficais de remessa podem ser lançadas no grupo de compensação, onde os saldos são zerados no final.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade