x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 510

Receita Financeira

Enzo Rodrigues

Enzo Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3 , Chefe Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 10:49

Bom dia, tenho uma empresa de distribuição de serviços de terceiros. Para isso, firmo contrato com os parceiros e vendo os seus serviços através do meu portal online, cobrando um percentual sobre o valor total do serviço vendido.
Exemplo: se eu vender um serviço de R$ 100,00 de um terceiro e se minha taxa de comissão de distribuição é de 15%, ou seja, de R$ 15,00, eu posso contabilizar dessa forma (corrijam-me se eu estiver equivocado):
D – Caixa (R$ 100,00)
C – Passivo “Valores a Repassar” (R$ 85,00)
C – Receita de comissão de distribuição (R$ 15,00).

Tenho duas dúvidas...
1) Como emitirei um Recibo de quitação para o ‘valor a repassar’ e só emitirei NFe para a comissão que efetivamente receber, só pagarei imposto sobre a comissão de distribuição, isto é, sobre os R$ 15,00, correto?
2) Minha empresa poderia gerar receita financeira ao aplicar os R$ 85,00 que estariam parados por uns dias no passivo? Ou isso seria um fato gerador para cobrança de imposto?

Obrigado desde já.

Obs: Minha empresa está enquadrada no Simple Nacional.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade