Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 20.540

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 25 março 2009 | 09:24

Olá Carolina,

Em relação a contabilização dos valores pagos como Bolsa Auxilio, eu sempre fiz os lançamentos como Salários a Pagar, juntamente com os outros valores referente a salários no passivo, pois os mesmos estão dispostos na Folha de Pagamento.
Mas essa é uma regra que eu utilizo já desde a integração da Folha de Pagamento para a contabilidade, e que adoto para todas as empresas com estagiários.

Ex.:

D - Bolsa Auxílio (CR)
C - Salários a Pagar (PC)

Mas pode ser que outras pessoas façam diferente...
E tenham mais a dizer, acrescentar ou sugerir!

Espero ajudar...

Att,


Anna Paula.

Anna Paula
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 25 março 2009 | 09:33

Bom dia, Carolina Rocha


A relação entre empregador e empregados em geral é regida pela CLT, enquanto a relação da empresa com os estagiários que recebem "bolsa-auxílio" é regulada por outra Lei, a 11788/2008. Em suma: estagiário não é empregado, e salário é rendimento de empregado.

Portanto, visto que os colaboradores formais têm direitos adversos dos estagiários, consequentemente os valores de salários e ordenados e demais remunerações conexas servirão da base aos encargos sociais, os valores pagos a título de "bolsa-auxílio" não são taxados pelos encargos sociais, salvo o IRRF.

Logo, no intuito de proporcionar maior coerência aos controles contábeis sugiro então que os salários e a bolsa-auxílio sejam contabilizados em contas diferentes.

Maiores esclarecimentos você pode obter neste site ou neste outro.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade