x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 20.497

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 25 março 2009 | 09:24

Olá Carolina,

Em relação a contabilização dos valores pagos como Bolsa Auxilio, eu sempre fiz os lançamentos como Salários a Pagar, juntamente com os outros valores referente a salários no passivo, pois os mesmos estão dispostos na Folha de Pagamento.
Mas essa é uma regra que eu utilizo já desde a integração da Folha de Pagamento para a contabilidade, e que adoto para todas as empresas com estagiários.

Ex.:

D - Bolsa Auxílio (CR)
C - Salários a Pagar (PC)

Mas pode ser que outras pessoas façam diferente...
E tenham mais a dizer, acrescentar ou sugerir!

Espero ajudar...

Att,


Anna Paula.

Anna Paula
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 25 março 2009 | 09:33

Bom dia, Carolina Rocha


A relação entre empregador e empregados em geral é regida pela CLT, enquanto a relação da empresa com os estagiários que recebem "bolsa-auxílio" é regulada por outra Lei, a 11788/2008. Em suma: estagiário não é empregado, e salário é rendimento de empregado.

Portanto, visto que os colaboradores formais têm direitos adversos dos estagiários, consequentemente os valores de salários e ordenados e demais remunerações conexas servirão da base aos encargos sociais, os valores pagos a título de "bolsa-auxílio" não são taxados pelos encargos sociais, salvo o IRRF.

Logo, no intuito de proporcionar maior coerência aos controles contábeis sugiro então que os salários e a bolsa-auxílio sejam contabilizados em contas diferentes.

Maiores esclarecimentos você pode obter neste site ou neste outro.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade