x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.121

Aparecida Takita

Aparecida Takita

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 15:40

Amigos, Boa Tarde!, estou com um caso mto grave, estou fazendo um escrituração contabil só que começei lançar os bancos apos começar lctos verifiquei q n tinha nenhum doc. somente folhas de pgto,fgts, gps pagas dai td bem? só q a pessoa responsal pela empresa tem 2 empresas distintas e paga todas as despesas da 2ª com chs da 1ª, varios saques pessoal e td mais. Sem contar que as duas empresas está sob fiscalização e estão pedindo razão, diario geral como fazer? posso abrir contas para fazer os lançamentos desta 2 empresa ? sinceramente não sei como resolver.

Elisabete

Elisabete

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 17:48

Aparecida,

A situação é bem complicada. Pode se pensar em uma empresa "emprestar" recursos pra outra poder pagar as suas obrigações, mas não há consenso quanto a isto. É o que alguns chamam de "mutuo". Mas pra isto ser feito precisa de um contrato, com cobrança de juros inclusive e como falei nem todos os fiscais ou colegas contábeis aprovam esta solução.

Mas as empresas têm o mesmo quadro societário? as atividades são distintas ou uma depende da outra... qual o motivo da fiscalização? é de rotina?...isto e outras possibilidades precisam ser levantadas para se apurar a solução mais adequada.

Aparecida Takita

Aparecida Takita

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 13:31

Elizabete,
olha desculpe a demora agradecido sua atenção, mas é que estou com tanta coisas pra resolver desta empresa que estou atorduada. As empresas tem sim o mesmo quadro societario.
qto ativ.são distintas. A empresa era optante pelo simples e em 06/2006 passou a ser presumido e deixou de entregar declarações devido a Receita não ter dado baixa no simples dai esta fiscalização.
Agora pergunto??? como faço esta empresa de despesas só as fls de pgto e pgtos de encargos sociais.
como lançar as retiradas sem comprovantes de despesas ???

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 16:41

Aparecida

Este mesmo questionamento já foi feito aqui no forum.

Faça uma pesquisa usando "Principio da Entidade" e, Bom estudo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 14:13

Boa tarde, Takita

É imperativo que cada empresa cuide individualmente de seus próprios negócios, inependentemente de o mesmo quadro societário participar ou não de outra(s) empresa(s). Elisabete foi sensata ao comentar acerca de contrato de mútuo e Messias citou a palavra mágica: "O Princípio da Entidade", que sumariamente orienta que os patrimônios são individuais, tanto das empresas como também dos empresários, o que também vale para as empresas entre si.

Basicamente presume-se que seria tolice lavrar um contrato de mútuo com data retroativa, pois contratos só valem quando são registrados em cartório e também não seria prudente e nem contabilmente aceito tentar contabilizar os pagamentos efetuados sem documentos comprobatórios. Pelos olhos do fisco tudo isto significa distribuição disfarçada de lucros, acompanhada ou não de omissão de receitas.

Considerando a delicadeza de sua situação abstenho-me de tentar esboçar algum prodecimento profissional e legalmente correto porque as empresas em estudo estão emaranhadas nestes vícios há considerável tempo.

Visto que o Fórum Contábeis não é um site de consultoria, e sim um portal de troca de experiências, e também o fato de que apenas algumas idéias trocadas em um site público são plenamente insuficientes para se chegar a alguma conclusão, o primeiro passo para esta missão sua seria buscar uma orientação particular, em pessoa, com algum profissional experiente nesta área que mais próximo estiver de você.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade