Ola Messias, Obrigado pela ajuda!! Lendo no site da receita federal as pergutnas e respostas sobre IRPJ sobre o lucro presumido, fiquei com duvida sobre a distribuição de lucro com valor superior ao lucro contabil de 2008, segue abaixo minha duvida.
Na pergunta 029 "Como se dará a distribuição do lucro presumido ao titular,
sócio ou acionista da pessoa jurídica, e sua respectiva
tributação?"
R: Poderá ser distribuído a título de lucros, sem incidência de imposto de renda (dispensada, portanto,
a retenção na fonte), ao titular, sócio ou acionista da pessoa jurídica, o valor correspondente ao
lucro presumido, diminuído de todos os impostos e contribuições (inclusive adicional do IR, CSLL,
Cofins, PIS/Pasep) a que estiver sujeita a pessoa jurídica. (Ate aqui sem duvida)
Acima desse valor, a pessoa jurídica poderá distribuir, sem incidência do imposto de renda, até o
limite do lucro contábil efetivo, desde que ela demonstre, via escrituração contábil feita de acordo
com as leis comerciais, que esse último é maior que o lucro presumido. ( Ate aqui tudo certo)
Todavia, se houver qualquer distribuição de valor a título de lucros, superior àquele apurado
contabilmente, deverá ser imputada à conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros de
exercícios anteriores. Na distribuição incidirá o imposto de renda com base na legislação vigente
nos respectivos períodos (correspondentes aos exercícios anteriores), com acréscimos legais..
Se o lucro acumulado ate 2007 era em torno de R$ 19 mil com mais R$ 2 mil de 2008, o saldo final da conta lucros acumulados ficou em torno de 21 mil. Portanto tudo o que eu distribuir a titulo de dividendos acima de R$ 2 mil, deverá ser tributado pela tabela progressiva com os acrescimos legais?
Estou errado no meu entendimento? Desculpe se estou insistindo nesse assunto, mas é que tenho muita duvida a cerca de como declarar corretamente o IRPF dos sócios e consequentemente o IRPJ da empresa.
Desde ja obrigado pelos esclarecimentos
Editado por Carlos Eduardo Fossatti em 20 de abril de 2009 às 21:36:22