x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.983

Baixa de provisões

elisa milesi

Elisa Milesi

Iniciante DIVISÃO 5 , Account Manager
há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 09:41

Duas empresas com os mesmos sócios transferiram os funcionários, pois uma delas irá fechar. Pergunta: como a empresa A vai baixar a provisão de férias e de 13 em sua contabilidade? Como a empresa B vai abrir esse saldo de provisões em sua contabilidade?

Agradeço muito se puderem ajudar.

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 14 de maio de 2009 às 09:56:41.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 12:49

Elisa

Se for usada uma das 3 modaliades não há problema.

FUSÃO
Lei 6.404, artigo 228, "fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova que lhes sucederá em direitos e obrigações."

INCORPORAÇÃO
Assim como a fusão, a incorporação de sociedades comerciais possui também uma definição legal. O artigo 227 da Lei 6.404 define a incorporação como "a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações".

CISÃO
A cisão está definida no artigo 229 da Lei nº 6.404/76 nos seguintes termos:
"A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão"

Editado por M Messias Santos em 14 de maio de 2009 às 12:50:59

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 14:32

Boa tarde, Elisa

Além das hipóteses pautadas por Messias, a expressão "duas empresas com os mesmos sócios" também pode oferecer outras duas interpretações cujas soluções são bem diferentes:

1 - Para Matriz e Filial:
Para tanto basta fazer transferência entre as contas

2 - Para duas empresas independentes, com CNPJ diferente, embora tenham os mesmos sócios:
Neste caso será necessário rescindir o contrato de cada colaborador na empresa que está sendo encerrada e em seguida registrá-los na empresa que os receber

No banco de dados do Fórum há um considerável número de exemplos práticos acerca de contabilização de matriz e filiais e também tópicos sobre a contabilização de rescisão de contrato de trabalho.

Em caso de dúvidas, pergunte novamente.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 16:07

Elisa

Com relação aos funcionários, eu já vi alguem fazer o seguinte processo:

-A empresa que está recebendo os funcionários assina um contrato com a outra empresa assumindo a responsabilidade por todos beneficios e custos dos funcionários;

-Os representantes das duas empresas, com o contrato em mãos, vão a CEF federal para que ela altere os dados do empregador.

Eu já vi fazer. Mas não encontrei suportei legal

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade