Eliete
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)Estou contabilizando uma folha de pagamento e estou com duvidas
Pensão alimentícia e ferias fica no passivo circulante ?
respostas 6
acessos 1.072
Eliete
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)Estou contabilizando uma folha de pagamento e estou com duvidas
Pensão alimentícia e ferias fica no passivo circulante ?
Marcos Jose Ferreira Jr
Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Eliete boa tarde
Sim, você utilizar as contas de Férias a Pagar e Pensão Alimentícia a Pagar no Passivo Circulante, lembrando que pensão não é obrigação da empresa, portanto, não lança como Despesa.
Att
Marcos
Kaik R. Vieira
Moderador , Coordenador(a) Eliete,
Exatamente, você vai debitar a conta de despesas da férias e creditar a contas do passivo circulante a pagar, o mesmo para pensão, ou, pode ser descontado diretamente na conta salários a pensão, debitando salários e creditando pensões alimentícias a pagar no pc.
-
Eliete
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)Obrigada pessoal!
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Boa tarde a todos!
O pagamento das férias deve ser efetuado até 2 dias antes do início do respectivo período, competindo ao empregado dar quitação do pagamento com indicação do início e do termo das férias (CLT, arts. 142, caput, e 145).
Visto isso, concluimos que são pagas antes da apropriação na folha de pagamento, portanto na apropriação das férias já não haverá saldo à pagar, pois foram pagas 2 dias antes do início do respectivo período.
Com isso temos:
1. Pelo pagamento das férias:
D - Adiantamento de Férias (AC)
C - Bco. C/MOvimento ou Caixa (AC)
2. Na apropriação das férias:
D - Provisão de Férias (PC)
C - Férias à pagar (PC)
D - Férias à pagar (PC)
C - INSS à recolher (PC)
C - Adiantamento de Férias (AC)
* Se houver outros descontos, debitar Férias à pagar e creditar a conta correspondente ao desconto.
Jean Carla R Carvalho
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal, vi no regulamento do INSS (§16 do art. 225) que são dispensados da escrituração contábil da folha de pagamento: o pequeno comerciante, a PJ tributada com base no lucro presumido e a PJ optante pelo SIMPLES. Com isso, fiquei com as seguintes dúvidas:
a) existe alguma outra legislação que obrigue a escrituração contábil da folha de pagamento para essas pessoas?
b) o condomínio de prédios residenciais é obrigado a fazer a escrituração contábil da folha de pagamento (se tiver funcionários próprios)?
Agradeço desde já a quem puder ajudar-me.
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Boa tarde Jean Carla R Carvalho !
Uma questão importante que sempre tratamos aqui no Fórum é que o fato de ter ou não obrigatoriedade de escrituração contábil perante o Fisco, as empresas privadas e as entidades sem fins lucrativos devem manter escrituração contábil para que se possa demonstrar as movimentações financeiras e patrimoniais de forma transparente inclusive de forma Gerencial.
Deve-se observar também os contratos sociais das empresas, bem como os estatutos sociais das entidades, pois existem cláusulas específicas quanto às demonstrações financeiras que os dirigentes devem prestar no exercício de seus cargos.
Por fim, devo salientar, que se a empresa possui Folha de Pagamento deve registrar na sua contabilidade ou no Livro Caixa, nestes casos em que não há escrituração contábil completa.
Abraços
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade