x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.820

Provisão férias e 13°

Jéssica Gabriela Duarte

Jéssica Gabriela Duarte

Iniciante DIVISÃO 3 , Atendente
há 8 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 13:54

Olá! Contabilidade é algo bem complicado pra mim, pediram pra eu fazer lançamento de provisão de férias e 13° e encargos, alguém poderia me responder se está correto?

*Provisão mensal
D_ Férias (proporcional) (CR)
C_ Provisão de Férias (PC)

D_Inss s/ Provisão férias (CR)
C_Provisão INSS (PC)

D_FGTS s/ Provisão férias (CR)
C_Provisão INSS (PC)

*Baixa provisão
D_ Provisão de Férias (PC)
C_Férias a Pagar (PC)

D_ Provisão de INSS (PC)
C_INSS a Recolher (PC)

D_ Provisão de FGTS (PC)
C_FGTS a Recolher (PC)

*Pagamento Férias
D_ Féria s pagar (PC)
C_ Caixa/ BCM

D_INSS a recolher (PC)
C_Caixa/BCM

D_FGTS a recolher (PC)
C_Caixa/BCM

Alguém pode me orientar se está correto os lançamentos, acho bem complicado, fiz seguindo uma orientação, mas não consegui compreender principalmente no segundo lançamento onde credita e debita contas do passivo??????? HELP!

Nascimento Francisco

Nascimento Francisco

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 17:43

Esta correto Jessica.

No sergundo caso é que:

Todo mes independente de vc tirar ferias , o DP lança a fração dos seus proventos dividido por 12 .
Ou seja , a empresa sabe que uma hora ela terá que pagar pra vc as ferias ou o decimo terceiro. ( provisao ) ..

Quando concretiza a data de suas ferias ou o 13o salario...a empresa apenas tira da provisao e joga nas feras ou 13o a pagar.

Pois deixou de ser uma provisao de pagamento futuro e tornou se real, com data para acontecer.

Entao contabilmente em suma o por que debito e creditou a mesma conta do passivo é que:

Transformou algo que nao tinha data para acontecer...( Debito ) e tranformou em algo com data pra acontecer ( CREDITO )

Por isso : D-PROVISAO e C- FERIAS/13 salarios A PAGAR.

Outra questao é a parte tributaria>

Se ela for lucro real , por exemplo, as provisoes mensais da fração do proventos de alguem, pode ser dedutivel do IR .
Mesmo que nao tenha pago efetivamente,

Tentei ser menos tecnico possivel....espero que tenha entendido.

Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: