x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.915

Provisão férias e 13°

Jéssica Gabriela Duarte

Jéssica Gabriela Duarte

Iniciante DIVISÃO 3 , Atendente
há 9 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 13:54

Olá! Contabilidade é algo bem complicado pra mim, pediram pra eu fazer lançamento de provisão de férias e 13° e encargos, alguém poderia me responder se está correto?

*Provisão mensal
D_ Férias (proporcional) (CR)
C_ Provisão de Férias (PC)

D_Inss s/ Provisão férias (CR)
C_Provisão INSS (PC)

D_FGTS s/ Provisão férias (CR)
C_Provisão INSS (PC)


*Baixa provisão
D_ Provisão de Férias (PC)
C_Férias a Pagar (PC)

D_ Provisão de INSS (PC)
C_INSS a Recolher (PC)


D_ Provisão de FGTS (PC)
C_FGTS a Recolher (PC)

*Pagamento Férias
D_ Féria s pagar (PC)
C_ Caixa/ BCM

D_INSS a recolher (PC)
C_Caixa/BCM

D_FGTS a recolher (PC)
C_Caixa/BCM


Alguém pode me orientar se está correto os lançamentos, acho bem complicado, fiz seguindo uma orientação, mas não consegui compreender principalmente no segundo lançamento onde credita e debita contas do passivo??????? HELP!

Nascimento Francisco

Nascimento Francisco

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 17:43

Esta correto Jessica.


No sergundo caso é que:

Todo mes independente de vc tirar ferias , o DP lança a fração dos seus proventos dividido por 12 .
Ou seja , a empresa sabe que uma hora ela terá que pagar pra vc as ferias ou o decimo terceiro. ( provisao ) ..

Quando concretiza a data de suas ferias ou o 13o salario...a empresa apenas tira da provisao e joga nas feras ou 13o a pagar.

Pois deixou de ser uma provisao de pagamento futuro e tornou se real, com data para acontecer.

Entao contabilmente em suma o por que debito e creditou a mesma conta do passivo é que:

Transformou algo que nao tinha data para acontecer...( Debito ) e tranformou em algo com data pra acontecer ( CREDITO )

Por isso : D-PROVISAO e C- FERIAS/13 salarios A PAGAR.


Outra questao é a parte tributaria>

Se ela for lucro real , por exemplo, as provisoes mensais da fração do proventos de alguem, pode ser dedutivel do IR .
Mesmo que nao tenha pago efetivamente,





Tentei ser menos tecnico possivel....espero que tenha entendido.


Grato

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies