x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 10.519

Mercadoria de reposição

David Savi

David Savi

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 10:41

Bom dia

Estou com uma dúvida a respeito de mercadorias de reposição no que se refere a contabilização. Vou contextualizar a seguinte forma:

O industrial emite NFe (5.949) no valor de $ 10. O varejista recebe esta NFe (1.949) e escritura nos livros fiscais. Por sua vez, o varejista remete estas mercadorias para o seu cliente no valor de $15 (5.949).

Como devo contabilizar esta operação?

Obrigado
David

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 11:32

Bom dia David!

Pelo que entendi, se uma mercadoria que seu cliente vendeu para consumidor final e deu problema, vocês deram outra mercadoria para o mesmo.

Você não cita se isso é troca de mercadorias ou não, pois se for uma troca, está faltando a entrada da mesma em seu estoque.

Bom, sua obrigação é apenas até o seu cliente varejista, não importando o destino que ele vai fazer da mercadoria, ou seja, isso é um custo para o industrial.

D - Custo Mercadorias Reposição (R)
C - Estoque Produtos Acabados (AC)

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
David Savi

David Savi

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 14:21

Boa tarde Eduardo! Primeiramente quero te agradecer pela resposta.

Acrescentando algumas informações:

Não acontece a troca das mercadorias, em muitos casos a mercadoria chega ao cliente final com avarias, e portanto são remetidas para repor ao cliente.

A minha obrigação está relacionada ao varejista.

Então a minha dúvida e contabilização está relacionada a entrada deste produto e sua posterior saída sob a ótica varejo ao cliente final.

Forte abraço
David

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: