x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.431

Folha de Pagamento - Contabilização

Souza

Souza

Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:30

Prezados um cliente (empresa A) tem funcionários e tem folha de pagamento, mas essa empresa paga para a empresa B através de nota fiscal e a empresa B paga os funcionários da empresa A consecutivamente os lançamentos de provisão da folha de pagamento não são feitos na empresa A somente os lançamentos dos encargos são feitos.

1º - Essa prática na minha consepção é incorreta, já passei isso ao meu cliente, estou certa?

2º - De certa forma tenho que contabilizar assim em um exercício e começar a fazer o correto no próximo exercício. Levando em consideração que a próvisão do INSS e FGTS são despesa com INSS/FGTS X INSS/FGTS a recolher. Como provisionarei o IR ???

Se algum colega puder me ajudar agradeço.

Atenciosamente,

Juliana Souza.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 14:10

Juliana, a Folha de Pagamento deve ser contabilizada na empresa que os funcionários estão registrados. A empresa que contrata serviços paga pelos serviços prestados o valor cobrado através da nota fiscal de serviços, não há que se falar em contabilizar a folha de pagamento nesta outra empresa, somente a nota de Prestação de Serviços.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Erica Rodrigues

Erica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 14:49

Juliana, boa tarde.

Se eu entendi o seu questionamento, são duas empresas A e B.
A empresa A possui funcionários registrados e os salários são desembolsados pela empresa B.

O passivo trabalhista é daquela que possui vínculo trabalhista,, ou seja, seria da empresa A, pois a mesma possui colaboradores registrados em sua empresa.

No meu entendimento o que está irregular é a empresa B desembolsar encargos que não são dela, a menos que os funcionários sejam registrados em seu nome(Empresa B).

Como não terão comprovantes de pagamentos aos funcionários através de conta bancária pela empresa A, sugiro que pague-os com caixa, e registre os funcionários na empresa B.

Quanto ao provisionamento terão que ser feitos, conforme a origem da folha de pagamento, pela empresa A.
quanto o lançamento do IR descontado do funcionário:
D- salários a pagar(passivo)
C- IR a pagar ( passivo)

Souza

Souza

Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 15:00

Olá Erica, muito obrigada pelo seu retorno entretanto o que acontece é que os funcionários estão registrados na empresa A esta mesma empresa recolhe apenas os encargos da folha e quem paga os funcionários é a empresa B que emite nota com o montante para a empresa A. E uma vez que "teoricamente" eu não posso provisionar a folha na empresa A se eu provisionar o IR contra salários a pagar (passivo) o meu passimo ficará devedor. Como falei ao Gilberto essa situação não é a correta, por tanto, vou conversar com o cliente e ver o que podemos fazer perante este problema.

Agradeço a atenção.

Atenciosamente,

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 15:41

Juliana, esta situação está totalmente irregular. Se funcionários de uma empresa presta serviços para outra empresa, como no exemplo, empregados da empresa A para a empresa B. A empresa A vai contabilizar a Folha de pagamento e seus encargos e irá fazer o pagamento dos funcionários de acordo com a Folha de Pagamento. Desta forma a empresa A irá emitir uma nota fiscal de prestação de serviços para a empresa B que irá fazer o pagamento do valor da nota fiscal de serviços e contabilizará esta nota em seu custo ou despesa com Serviços de Terceiros. Você não comentou nada à respeito, mas esta empresa A deverá ter como atividade preponderante em seu contrato social fornecer mão de obra para outras empresas, senão a atividade da mesma estará irregular.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade