x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 310

Empresa Recebeu e Repassou o Valor da Garantia

Maria Lurdes Flower

Maria Lurdes Flower

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 10:30

Bom dia,

Procurei e não consegui encontrar nada sobre isso aqui, no "Contabeis" e agradeço quem conseguir me auxiliar na seguinte situação:

A Empresa 1 que faz a contabilidade conosco fez a venda de uma peça automotiva que acabou ocasionando um defeito no veículo, como a peça possuía garantia o fornecedor fez uma transferência bancária com o valor do conserto do veículo e a Empresa 1 fez o pagamento ao cliente.
Minha dúvida é como fazer esses lançamentos na contabilidade, tanto o recebimento do valor (através de transferência bancária) como o pagamento ao cliente.

Agradeço!

UÉLTON SANTANA MOREIRA

Uélton Santana Moreira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 11:29

Cara! Maria Lurdes, teve emissão de NFe registrando a operação?

Se emitiu nota que é o correto, fica assim na Empresa 1:

ENTRADA DA PEÇA DANIFICADA
Debito-Estoque de Mercadorias Danificas (AC)
Credito-Cliente a ressarcir (PC) -Nesse momento tem uma Obrigação com o cliente, pois a mercadoria está em garantia.

SAÍDA DA PEÇA NOVA PARA O CLIENTE
Debito-Cliente a ressarcir (PC)
Credito-Estoque de Mercadorias (AC) (Pode ser o estoque de revenda, caso saiu do mesmo)

ENVIO DA MERCADORIA DANIFICADA PARA O FORNECEDOR (DISTRIBUIDOR)
Debito-Direito com Fornecedor (AC) -nesse momento tenho um direito como meu fornecedor (Distribuidor de mercadorias).
Credito- Estoque de Mercadorias Danificas (AC)

PELO RESSARCIMENTO DO FORNECEDOR (COMO FOI EM DINHEIRO E NÃO EM MERCADORIAS)
Debito-Banco/caixa (AC)
Credito- Direito com Fornecedor (AC)

OBS: Caso haja ganho ou perda reconhecer em contas de resultado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade