x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 17.232

Victor Hugo Paiva

Victor Hugo Paiva

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 17:13

Por exemplo: Tenho uma empresa e a mesma usa cópia de cheque, ou seja, tem movimento só pelo banco.
correto?
porem no encerramento do exercicio deverei transferir esse valor para o caixa? sim ou não....
e como faço essa transferencia?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2006 | 19:09

Oi Victor,

No final do exercício (em 31 de Dezembro de cada ano) o Banco apresentará um saldo no extrato que nem sempre será igual ao da contabilidade.

Isto porque você pode (por exemplo) ter emitido cheques cujos valores já foram contabilizados (pelas cópias) e não foram ainda sacados do banco. Isto ocorre frequentemente haja vista a demora na compensação dos cheques.

Você terá então que fazer a Conciliação Bancária, que nada mais é do que conferir o saldo do Banco com o saldo contábil da conta Banco Conta Movimento. A diferença entre ambas (se existir) deverá ser a soma dos cheques já emitidos, contabilizados e ainda não cobrados (se for o caso).

Uma vez que esteja devidamente conferido o saldo da conta de Bancos na contabilidade, não há que se transferir nada para a conta Caixa.

Os saldos das contas do Ativo e do Passivo permanecem inalterados por ocasião do fechamento do Exercício e do Balanço. Estes saldos (em 31 de Dezembro) serão os saldos iniciais de 01 de Janeiro do próximo Exercício.

Só haverá uma transferência do saldo bancário em 31 de Dezembro para o Caixa, se a empresa retirar todo o numerário da conta para deixá-lo nos cofres da empresa. Ainda assim, é provável que fique o saldo referente aos cheques não cobrados.

Não acho que seja o caso, pois não há motivos para que as empresas façam isto.

VALERIA

Valeria

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 17 março 2008 | 16:15

Boa Tarde!!, estou analizando todos topicos em relação a saldo bancos em movimento, tenho um duvida q não consegui disvendar, seria o seguinte:

Uma empresa Lucro Presumido, tem a sua movimentação em "banco bradesco", no final do ano ficou um saldo de R$ 75.724.89., ( ja com todas contas conciliadas).

A DUVIDA É : meu lucro do exercicio em 31/12/2007 deu R$ 767.544,84, SENDO QUE FIZ " Adiantamentos aos socios o ano inteiro todo mes" terei que pagar este lucro mesmo que ja fiz sua distr.no ano, se tiver q pagar como farei, pois meu saldo em banco não pagaria este valor??

pois fechei me balanço sem este pagamento de lucro e o balanço patrimonial deu lucro do exercicio ( -767.544.84) entendo que quando da (-) terei que pagar.??

Não sei se fui clara nesta duvida, estou iniciando um curso de tecnica em contabilidade, mas por favor se alguem puder me ajudar agradeço muito de coraçao...

Abraços

Valeria..

VALERIA

Valeria

há 17 anos Segunda-Feira | 17 março 2008 | 16:38

Amigos,

Outra duvida seria o antigo contador, enviou um balanço de 2006, com o Capital integralizado com valor a menor errado

o capital correto é R$ 5.000,00

e foi contabilidado R$ 10.000,00

Como faço a correção deste balanço que foi encerrado por outro contador e ja foi ate lançado no informe de rendimentos e declarado em IRPF???

Obrigada

Valeria

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 07:31

Bom dia Valéria,

A conta "Lucros no Exercício" não pode ser devedora, se for, não se trata de Lucros e sim de Prejuízos.

Entretanto, ficará devedora (sim) se for feito algum lançamento contábil que a envolva de modo indevido.

Para que tenhamos condições de orientá-la adequadamente, é necessário que tenhamos (também) mais informações.

Diga-nos, por exemplo, como registrou na contabilidade a distribuição de lucros que promoveu o ano inteiro e quais os lançamentos usados para apuração do Resultado e consequentes Lucros ou Prejuizos.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 07:39

Bom dia Valeria,

Consulte o Contrato Social e o Livro Razão ou o Diário Geral para saber do total e da forma de integralização do Capital Social.

Você precisa saber do registro original para promover a inversão e correção. Por se tratarem de contas patrimoniais, a correção não terá reflexos no resultado de exercícios anteriores, isto permitirá a correção pela simples inversão do lançamento.

...

VALERIA

Valeria

há 17 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 17:36

Bom Tarde!

Saulo

Então o lançamento foi o seguinte

1) Capital contabilizado : 10.000,00
D-SOCIO 1 - R$ 10.00,00
D-SOCIO 2 - R$ 500,00
D-SOCIO 3 - R$ 500,00
C-CAPITAL INTEGRALIZADO

2) Capital Correto a corrigir no balanço é R$ 5.000,00

Sendo: "lucro do exercicio R$ 767.544,84" NO Demonstrativo de resultado" Sim deu lucro.

Sou novata nesta area, espero ter dado exemplo especifico. para q vcs possa me dar uma ajudinha, ok, que bom estou mais aliviada, não ira alterar no resultado.

O que aconteceu de fato, foi que a empresa acima citada tinha dado um lucro a pagar aos socios" a distribui" e não foi feito, pois o balanço que estou fazendo em 2007 se eu puxar os saldos anteriores estara somando tudos os lucros de 2006 e 2007, sendo que em 2006 não ficou lucro acumulado, acredito que o contador fechou este balanço de 2006 e não zerou a conta de lucro do exercicio, e agora não sei o que fazer..
Muito Obrigada Saulo

Bjs

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 07:55

Bom dia Valeria,

A formação do Capital Social permanece incorreta, uma vez que a demonstração dos registros contábeis acima totaliza apenas R$ 1.000,00 ao invés dos R$ 5.000,00 e dos R$ 10.000,00 mencionados.

Volto a insistir que em hipótese alguma a conta "Lucros no Exercício" terá saldo negativo, a menos que tenha sofrido registros contábeis incorretos.

Neste caso, se você tem dúvidas quanto ao correto encerramento do Balanço Patrimonial de 31/12/2006, deve conferí-lo e promover os ajustes (se for o caso) para a partir de então, encerrar o movimento referente a 2007.

...

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 10:46

BOM DIA, ESTOU COM UMA DÚVIDA E GOSTARIA QUE ALGUÉM ME AJUDASSE, POIS TENHO UMA EMPRESA QUE É LUCRO PRESUMIDO E FAZ PAGAMENTOS COM CÓPIA DE CHEQUE, MAS NOS LANÇAMENTOS UM CONTADOR ME DISSE QUE SERIA MAIS FÁCIL FAZER OS PAGAMENTOS PELO CAIXA E CONCILIAR A CONTA BANCO COM O CAIXA.
mINHA DÚVIDA: ESTÁ CORRETO EU FAZER PAGAMENTOS PELO CAIXA E FAZER TRANSFERÊNCIA BANCO/CAIXA?
POR FAVOR ME AJUDEM

AGRADEÇO DESDE JÁ
NORMA

e-mail: @Oculto

Inês Zanotti
Gilmar Mendes Rodrigues

Gilmar Mendes Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 13:21

Boa tarde Inês,

A forma correta é você continuar fazendo as cópias de cheque e lançando diretamente pelo banco, conciliando com o extrato, visto que esse dinheiro não transitou fisicamente pelo caixa.

Agora, se, por exemplo, esse cheque é sacado no banco e o dinheiro permanece no caixa da empresa por um periodo e depois é usado parar pagar algo, ai sim, usa-se o mecanismo de pagar pelo caixa e transferir o valor do banco.

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade