x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 54.283

O que fazer com o saldo de provisão de férias e 13

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 18:12

Boa tarde senhores.

Gostaria de saber como fazer o seguinte procedimento contábil, em lançamentos:

Tenho os seguintes saldos em balanço encerrado em 31/12/2006.

Provisão de férias - 38.636,66
Provisão de 13o. salário - 39.122,17
INSS s/provisão de férias - 11.126,52
INSS s/provisão de 13o. salário - 11.266,47
FGTS s/provisão de férias - 3.284,11
FGTS s/provisão de 13o. salário - 3.325,40

Segundo o contador anterior, ele gerou a provisão destes pelo sistema de folha de pagamento em 31/12/2006, e os lançou direto na mesma data.

E sabendo que devo fazer as provisões mensais tanto de 13o. salário como de férias, o que fazer com esses saldos, devo estorná-los, revertê-los, ou deixá-los nas respectivas contas, e assim que aparecer os eventos a folha de pagamento devo efetivar a baixar dos devidos valores?

Como fica as provisões que devo fazer no encerramento do dia 31/01/2007 (na empresa fecha-se o balancete mensal!)?

Obs: Se puderem me ajudar com rotinas de lançamentos eu agradeço, pois já pesquisei e apesar de achar tópicos sobre o tema central, mas não achei nada específico como este assunto tratado por mim.

Atenciosamente,

Vanderlan Falcão

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 21:28

Vanderlan Falcão

Seja bem vindo ao forum. Esperamos que nossa contribuição,principalmente a sua, seja importante para o engrandecimento deste forum.

Em primeiro lugar me permita dissertar, um pouco, sobre os principais sistemas de apuração do lucro. Na apuração do Lucro para efeitos fiscais temos 3 sistemas principais:

1) Lucro Real Trimestral:
No lucro real trimestral as provisões de Férias e 13º Salários são feitas mensalmente. Poderia-se provisionar trimestralmente mas, os balanços mensais perderia uma das finalidades, a qual considero a mais importante, que é o uso do balanço para tomada de decisões administrativas/financeiras da empresa;

2) Lucro Real Anual:
No lucro Real Anual a empresa terá que pagar mensalmente o IRPJ e a CSLL, OU DEMONSTRAR que não há IRPJ e CSLL sobre o lucro calculado por ESTIMATIVA. Então ela pode escolher qual a melhor opção, por estimativa trimestral ou através de BALANCETES MENSAIS DE REDUÇÃO OU SUSPENSÃO dos tributos. Como eu quero o melhor para meu cliente é evidente que irei fazer a contabilidade
mensal usando o Principio Contabil da Competência, PROVISIONANDO FERIAS E 13º SALARIOS MENSAIS e, depois escolher qual a melhor alternativa.

3) Lucro Presumido:
Sabemos que O imposto de renda com base no lucro presumido é determinado por períodos de apuração trimestrais, encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro, com base num percentual de presunção.
No lucro presumido a maioria usa o sistema de CAIXA e não contabiliza os documentos.Mas podemos fazer o lucro presumido com CONTABILIDADE, que tem por objetivos principais,lavantar balanços GERENCIAIS e distribuição do lucro apresentado no balanço, que é maior do que o Lucro quando se aplica o percentual de presunção sobre as receitas.Portanto, mesmo no lucro presumido com contabilidade devemos usar o principio da competencia e provisionar as FÉRIAS e o 13º SALÁRIO MENSAIS.

Em suma, o que tentei foi demonstrar que estas provisões, permitidas por lei, são importantissimas. E que um balanço extraido de uma contabilidade bem feita é como um mapa de várias rotas para um mesmo destino, onde voce escolhe qual caminho que seguir para atingir o objetivo final.

Vanderlan,vamos agora tentar solucionar seu problema.
Férias para entender como se funciona a provisão de férias, vamos supor o seguinte:
- Juca admitido em 01.01.2008 ganhando R$ 1.260,00
- Jacó admitido em 01.07.2008 ganhando R$ 1.260,00

Provisão mensal de Férias para exercicio de 2008, supondo que os funcionarios obdeceram o limite de 5 faltas

Funcionário...Dias Férias.. Vl Férias Dia.....Vl.1/3 Dia....Vl Total Dia.....Total Mês....Ferias Anuais
Juca.............30............R$42,00..........R$14,00.......R$56,00.........R$140,00.....R$1,680,00
Jacó.............15............R$21,00..........R$ 7,00.......R$28,00.........R$ 70,00.....R$ 840,00

Provisão mensal de janeiro a Junho R$140,00(1680/12) por mês. Total no semestre 140,00 x 6 = 840,00
Provisão mensal de Julho a dezembro R$280,00(1680+1680/12) por mês. Total no smestre 280,00 x 6 =1680,00

Portanto, na conta de Provisão de Férias em 31/12/08 tem que está provisionado R$2.520,00(840+1680)

Na Conta PROVISÃO do 13º SALÁRIO em 31/12/2008 tem que está zerada. Porque toda provisão de janeiro a dezembro foi paga. Se estes R$ 39.122,17, apontados por voce, se refere a provisão de 13º Salário de Janeiro a Dezembro, isto signifca que ao invés de ter sido dado baixa na provisão contabilizaram o pagamento do 13º Salário como despesa.

Então colega de forum o que voce precisa fazer é:
1) Verificar se as provisões de férias estão corretas;
2) Corrigir O resultado de 2006 por que, no fechamento de 31/12/06, não dever existir saldo na conta de provisão de 13º Salário.

Como o resultado de 2006 está errado, em virtude do 13º salário provisionado, o Lucro ficou a menor. Voce terá que corrigir o lucro e cálcular a diferença do IRPJ e CSLL e recolher.

Pela Correção das Provisões de 2006
D-Provisões 13º, Ferias, FGTS, INSS(PC)
C-Ajustes de Exercicio Anteriores(PL)

Pela correção do resultado de 2006
D-Ajustes de Exercicios Anteriores(PL)
C-Lucro ou Prejuizo Acumulado(PL)

Editado por M Messias Santos em 30 de julho de 2009 às 07:53:29

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
vanice de oliveira

Vanice de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 09:05

Bom dia Senhor Messias,

Permita-me dirigir diretamente ao Senhor, aproveitando carona no topico que está orientando.Ou a qquer de nossos amigos que possam orientar.

E saldo em 31/12 (fechamento do balanço) na conta de Provisão de Férias? Essa conta pode passar para o proximo exercicio com saldo?

Minha outra duvida é: Em caso de empresas de tributação Real trimestral, nao tendo sido constituida provisão no 1. timestre, pode-se iniciar a partir do 2. trimestre?

Por favor, me ensinem quanto a isso amigos?Tenho dificuldade quanto a essa provisão.

Obrigada.

M Messias Santos

M Messias Santos

há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 09:33

Vanice de Oliveira

Saldo Provisão de férias só zera quando a empresa paga as férias ao funcionário.

Quando não se faz a provisão de ferias ou 13º em um determinado período o Leão não fica ENFURECIDO, ao contrário ele até "gosta" porque a base de cálculo do IRPJ e da CSLL ficou a maior, consequentemente estes tributos serão cálculados e recolhidos a maior . Portanto, voce poderá segui duas rotas:
1-Fazer a Provisão do 1º trimestre no 2º trimestre fazendo o seguinte lançamento:
D-Ajuste de Resultado Anterior(PL)
C-Provisão de 13º Salario(PC)

Pelo Saldo da Conta Ajuste de Resultado Anterior

D-Lucro ou Prejuizo do Exercicio(PL)
C-Ajuste de Resultado Anterior(PL)

Refazer os Darf's se ainda não foram recolhidos ou fazer um PERD/COMP caso os mesmos tenham sido recolhidos;

2-Ou simplesmente começar a fazer a provisão a partir do 2º trimeste.

Só sei que nada sei.
vanice de oliveira

Vanice de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 11:28

Senhor Messias

Muito obrigada pelo retorno.

Mas, falei sobre zerar o saldo da provisão ao fechamento do exercicio porque estava estudando essa matéria em uma publicação lá diz:

"No período seguinte, a conta de provisão, classificada no passivo circulante, será debitada, até o limite provisionado, pelos valores pagos a qualquer beneficiário cujas férias ali tenham sido incluídas.

Caso não haja saldo suficiente na conta de provisão, o excedente será debitado diretamente a custos ou despesas operacionais.

No final do exercício, deverá ser efetuada a reversão do saldo remanescente, se houver, e constituída nova provisão. Ou, alternativamente, apenas complementando o valor (ou revertido parcialmente)."

Observe o último parágrafo.

Entendo que realmente o saldo só zera no pagamento das férias,ou nunca zera, porque caso seja um funcionário em que va sendo provisionado ferias integrais e mais proporcionais por exemplo, só vai zerar se efetivamente tiver uma rescisão.
Estou raciocinando corretamente?
Mas esse lançamento ao final necessáriamente precisa ser efetuado, sendo que vou começar nova provisão?

Consegue entender minha dúvida Sr?

M Messias Santos

M Messias Santos

há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 11:45

Usando o bom senso

Um funcionario é admitido em 01/07/10 com um salário de R$ 900,00 por mês, pergunta-se:
1-Qual a provisão de férias mensal deste salario;
2-Qual o saldo em 31/12/10 da conta de provisão;

Resposta:
1- Provisão mensal 900/12 = 75,00 mais 900/3/12 = 25,00 Total 100,00
2- O saldo da conta de provisão em 31/12/10 é 100,00 x 6 =600,00

Portanto, a despesa efetiva provisionada de férias no ano é 600,00 é não 1200,00 e nem zero.

Só sei que nada sei.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: