Paulo Albuquerque
Bronze DIVISÃO 4 , AnalistaBom dia a todos do foro!
Quero partilhar com os amigos do foro sobre um assunto que já vi é matéria de outros posts e compartilhar uma idéia sobre o assunto, ainda não encontrada em outros posts.
O valor do INSS sobre férias, pode estar distribuído em duas competências distintas, quando as férias iniciam em um mês e terminam no outro.
Neste caso, ao provisionar as férias a pagar, o valor do INSS é integralmente contabilizado para que eu tenha como saldo da conta férias a pagar o valor líquido a ser pago.
Já na conta do INSS a recolher, se eu proceder com a contabilização também integral do valor do INSS, vou precisar controlar em paralelo que, do saldo da conta de INSS a recolher, restará um valor que é referente ao INSS sobre férias que somente será do mês seguinte.
Espero que até aqui eu tenha conseguido exemplificar meu raciocínio, caso contrário a continuidade não terá o efeito que espero.
Minha idéia é criar uma conta "INSS s/férias Mês Seguinte" para controlar este INSS referente a duas competências.
Com esta conta cadastrada, no mês efetivo do início das férias eu faria:
D – Obrigações Sociais e Trabalhistas/ Férias a Pagar
C – ?????????/ INSS s/Férias para mês seguinte...................................pelo valor do INSS sobre férias para o mês seguinte
D - Obrigações Sociais e Trabalhistas/ Férias a Pagar
C - Obrigações Sociais e Trabalhistas/ INSS a Recolher.....................pelo valor do INSS sobre férias para o mês atual
Com esta contabilização, minha conta de "Férias a Pagar", como já citei, ficaria com o saldo líquido correto, minha conta de INSS a Recolher do mês atual também estaria com o saldo a recolher correto e eu teria o controle do valor do INSS sobre férias do mês seguinte a ser "apropriado" para o mês seguinte.
No mês seguinte, além dos demais valores de INSS, eu faria:
D – ?????????/ INSS s/Férias para mês seguinte
C – Obrigações Sociais e Trabalhistas/ Férias a Pagar...................................pelo valor do INSS sobre férias calculado no mês anterior
Esta conta que eu criei estaria zerada e a conta "INSS a Recolher" estaria com o saldo líquido que deveria ser pago naquele mês.
Gostaria da opinião dos colegas à respeito desta minha exposição além da sugestão de em qual grupo de contas ficaria melhor esta conta "INSS s/Férias para mês seguinte".
Obrigado!