x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.373

Passivo estourado

Glauber Robson Neves Silva

Glauber Robson Neves Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 11:26

bom dia, eu estou lançando uma empresa, assim ja tinha lançado esta empresa, tudo os tributos, receitas, tudo na contabilidade, e eu vi que o passivo esta estourado, mas no ano anterior ele tem valores pendentes do fgts, contribuiçoes assistenciais e do sindicato, e quero saber se é por causa dessas pendencias que o passivo esta estourando e que eu devo fazer para resolver esta situaçao... obrigado

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3 , Controller
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 13:19

Caro Glauber,

Geralmente o passivo "estoura" quando as despesas são maiores que as receitas.

É claro que as contas do PASSIVO com saldos do exercício anterior irão influir, pois, somam-se as do exercício atual.

A única saída para resolver isso, seria os sócios injetarem dinheiro no caixa, através de empréstimo pessoais ou de banco.

A venda de imobilizado, também, é uma saída.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 14:31

Boa tarde, Glauber

Superficialmente e por conta dos critérios de Análise Financeira, é possível afirmar que para cada unidade monetária de obrigação (dívida) é necessário haver no mínimo outras 1,25 unidades monetárias para satisfazer estes exigíveis, e os valores indicados por vários outros cálculos de razão e proporção oferecem o perfil da saúde financeira da entidade e a probabilidade de retorno dos recursos nela aplicados.

Visto que o plano de contas é dividido entre contas patrimoniais e contas de resultado, sabe-se que dentre as contas patrimoniais ficam os bens, direitos e obrigações e que as contas de resultado, conforme o próprio nome diz, reúnem contas de despesas, custos e receitas. Sendo que na época do encerramento do exercício as contas de resultado são confrontadas, o resultado será transferido para as contas patrimoniais, e a análise dos valores obtidos então indicará a situação patrimonial que é clasificada da seguinte maneira:

(Bens + Direitos ) > Obrigações = Situação Patrimonial Positiva
(Bens + Direitos ) < Obrigações = Situação Patrimonial Negativa
(Bens + Direitos ) = Obrigações = Situação Patrimonial Nula

Portanto, analisando estas informações prévias, conclui-se que apenas tendo o passivo a descoberto neste momento, sem conhecer os demais componentes patrimoniais da empresa fica difícil traçar alguma opinião.

Enfim, verifica-se o passivo a descoberto (o mesmo que Patrimônio Líquido Negativo) quando a Situação Patrimonial está negativa. Para maiores detalhes clique aqui

Se as dúvidas continuarem, pergunte novamente.

Saudações

PS: nos meios contábeis a expressão mais utilizada é "Passivo a Descoberto", por ser bem mais coerente que "passivo estourado".

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade