x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.694

Incorporação de empresa Ltda em outra Ltda - lançamento ?

Natália

Natália

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 15:31

Colegas, boa tarde

Estou com uma situação em que uma empresa X irá fazer a incorporação da empresa Y. Porém, um dos sócios dessa empresa Y, é a própria empresa X.

Deu nó na minha cabeça. Como seria o tratamento contábil para isso? Lançamentos? Seria visto como "ações em tesouraria"?

Obrigada por quem me ajudar, não tenho experiência nesse assunto.

VALDEMIRO GENCIO

Valdemiro Gencio

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 29 maio 2017 | 11:49

Bom dia,

Tratamento contábil é normal, será levantado o balanço patrimonial em ambas as empresas com os saldos dos respectivos grupos e contas ou seja a soma do ativo e do passivo e efetuado os lançamentos de transferências onde a incorporada é absorvida pela incorporadora:

Exemplo:

Ativos/Passivo na incorporada
D-Conta de incorporação(PL)
C-Contas: disponibilidades; duplicatas a receber; estoques; investimentos; imobilizado.
Passivo
D-Fornecedores; salarios a pagar; tributos a pagar; capital social; reservas de lucros.
C-Conta de incorporação(PL)

Idem na incorporadora.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade