x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.020

Lucro distribuidos

LEANDRO FERREIRA SANTOS

Leandro Ferreira Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Domingo | 2 agosto 2009 | 15:48

Prezados Colegas,

Tenho uma dúvida: Uma empresa normal, tributada pelo lucro presumido, obteve lucros acumulados no fim do exercício de 2008, porém não houve a distribuição desse lucro. Ela pode distribui-lo a qualquer periodo no ano seguinte (2009)?? Por gentileza, quem de voces pode me esclarecer esse questionamento?

Agradecido,

Leandro F. Santos
Analista Contabil
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 2 agosto 2009 | 20:44

Boa noite Leandro,

Uma vez comprovadamente apurados, os lucros podem ser distribuídos a qualquer momento - desde a data de sua apuração - se:

- Houver disponibilidades para tanto;

- A empresa não estiver em débito (não garantido) com a Previdência e a Receita Federal;

- Forem distribuídos aos sócios na mesma proporcionalidade de participação no Capital Social da empresa.

- A empresa fizer prova via Balanço Patrimonial de que apurou lucros em valores iguais ou maiores do que os distribuídos, etc.

...

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 10:41

Gostaria de acrescentar ao comentario do colega Saulo Heusi a questão de que a conta lucros acumulados deixou de existir a partir das novas normas contabeis.
O seu saldo deverá ser transferido para a conta reserva de lucros até o montante do capital social.
Tenho casos em meu escritorio que existe um saldo enorme de lucros acumulados, e os socios pretendem distribui-los futuramente. Então eu estou transferindo esse saldo de lucros acumulados para uma conta no passivo circulante denominada lucros acumulados a distribuir.

Exemplo:
Como era:
Capital social: 100.000,00
Lucros acumulados: 700.000,00

lançamentos
Lucros acumulados (A) Reserva de lucros - 100.000,00
Lucros acumulaods (A) Lucros acumulados a distribuir - 600.000,00

Como fica:
Capital social: 100.000,00
Reserva de lucros: 100.000,00
Lucros acumulados a distribuir: 600.000,00

Ou então nem criar a conta reserva de lucros, transferir todo o saldo de lucros acumulados para lucros acumulados a distribuir.
Entendo que a conta reserva de lucros não é obrigatoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade