Graziela Cordeiro
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde, caros colegas de profissão!
Estou com um dúvida gigante referente contabilização de empresa incorporadora, ou seja, empresa que tem por atividade a construção de empreendimentos para venda.
Saulo Heusi respondeu a um tópico muito antigo, em 20/08/2008 com uma resposta extremamente satisfatória para minha dúvida, a quem interessar o tópico é esse aqui: www.contabeis.com.br
Ele trás de forma bem explicativa a forma de contabilizar cada etapa, mas fiquei triste ao final que ele menciona na nota 6 "os registros contábeis de acima têm como base a hipótese de venda a prazo de unidades concluídas", pois a minha maior dúvida é justamente no caso de venda de unidades ainda em construção.
A empresa cliente que tento contabilizar, é uma empresa do Lucro Presumido, que não possui custo orçado. A empresa iniciou a construção de um prédio que tem previsão para conclusão em 2018, mas já vendeu 3 unidades imobiliárias à prazo. Então gostaria de saber se alguém pode me ajudar em como contabilizar/reconhecer/apropriar o custo no caso de venda de unidade imobiliária que ainda esteja em construção?
Desde já agradeço pela atenção!