x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 24

acessos 234.227

Contabilizar Obras em Andamento

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 16 julho 2007 | 14:05

Boa tarde!

Preciso da vossa ajuda para o que segue: Preciso fazer lançamentos na conta Obras em Andamento do material de construção. Além deste material registra-se os valores pagos com serviços de terceiros, honorários de engenheiro, projetos, alimentação e transportes, mão-de-obra e etc, que são gastos provenientes da obra?
Porém, o meu cliente gostaria de visualizar em separado o quanto gastou somente em material. Então pensei em criar uma sub-conta, exemplo: "Despesas vinculadas à Obras Andamento", nesta conta lançarei os valores pagos que estão agregados a construção. Assim terei na conta Obras em Andamento valor material+valores vinculados separadamente

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 16 julho 2007 | 21:18

Boa noite Elias

Como você mesmo concluiu, na conta que registra a imobilização em andamento serão lançados todos os gastos relativos à obra (materiais, mão-de-obra e respectivos encargos sociais, etc.).

Face ao exposto, você pode abrir a sub-conta indicada e quantas outras achar necessárias para atender aos interesses no proprietário da empresa, desde que os títulos destas contas indiquem claramente seu conteúdo e que, ao final da obra, os saldos sejam transferidos para o Ativo Imobilizado em contas respectivas.

Vale dizer (por exemplo) que no caso de empreendimento que envolva a construção de bens de naturezas diversas, a empresa deverá fazer a distribuição contábil dos acréscimos de maneira que permita, ao término da construção, a correta identificação de cada bem, com vistas a seu agrupamento em contas distintas, visando às taxas anuais de depreciação a eles aplicáveis (Parecer Normativo CST nº 02/1983).

Nota

01 - O custo final da obra deve ser contabilizado em conta separada daquela que registra o valor do terreno, porquanto este não é depreciável;

02 - Não cabe a depreciação enquanto a obra não estiver concluída, nem antes do início da utilização efetiva do bem já construído;

03 - Desde Janeiro de 1996, na apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro, a dedutibilidade da despesa de depreciação de bens (móveis e imóveis) está condicionada a que eles sejam intrinsecamente relacionados com a produção ou a comercialização dos bens e serviços.

Fundamentos: Artigo 305 e 307 do RIR/1999
Portaria MF nº 417/1976 e
Instrução Normativa SRF nº 162/1998, II.

...

edson ubiratan de oliveira

Edson Ubiratan de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2008 | 09:04

Ola Saulo

No meu caso estou fazendo á contabilidade de uma construtora e eles adquiriram um terreno para construir quatro casas financiadas pela caixa economica federal veja os lançamentos se estão corretos:

No começo da obra:

D- Obras em andamento ( AT)
C- Receitas á realizar

Na entrada de valores com a venda do imovel:
D- Banco
C - Obras em Andamento (AT)
D - Receitas á relizar ( PA)
C- Resultado ( PL )

Criei uma conta de custos :

D - Custo Obra ( At )
C - Fornecedor

Neste caso com faço o calculo do custo para jogar no resultado
sei que vou
D- resultado em uma conta de custo
C - Custo Obra (AT)

A compra do terreno não pode ser joga como custo porem os valores recebido pelos imoveis supera o lançamento da compra do terreno .
Com poderia proceder?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 16:21

Bom dia Edson,

Devo-lhe desculpas por não ter respondido a seu questionamento a tempo de corresponder às suas expectativas, na verdade não recebi a notificação por e-mail e confesso não ter lido todos os postados aqui. Corrijo-me agora que noto a falta da resposta primeira.

Para facilitar o entendimento, vamos supor o processo da compra do material e a venda de um dos quatro imóveis desde os lançamentos primeiros.

pela compra do material de construção
D - Estoques de Materiais de Construção (AC)
C - Fornecedores (PC)

Notas
1 - os bens adquiridos para estocagem (portanto, sem destinação específica) devem ser debitados a uma conta de almoxarifado e somente se tornarão apropriáveis ao custo de qualquer empreendimento quando nele aplicados;

2 - todos os custos pagos ou incorridos devem ser, primeiramente, debitados a uma conta representativa das obras em andamento, classificável no Ativo Circulante (Obras em Andamento), para depois serem considerados na formação do custo de cada unidade vendida.

3 - os custos pagos ou incorridos referentes a empreendimento que compreenda duas ou mais unidades deverão ser apropriados, a cada uma delas, mediante rateio baseado em critério usual no tipo de empreendimento imobiliário.

4 - os registros acima obedecem ao disposto na IN SRF 84/1979.

pela utilização dos materiais de construção
D - Obras em Andamento - Casa 01 (AC)
C - Estoque de Materiais de Construção (AC)

pela apropriação do custo, por rateio, a cada unidade da obra
D - Estoque de Unidades à Venda (AC)
C - Obras em Andamento - Casa 01 (AC)

Notas
1 - a baixa dos estoques de materiais de construção e a apropriação do custo do imóvel se dá pela utilização dos mesmos.

2 - a aquisição de insumos e materiais utilizados por empresas de construção civil não dá direito de crédito do ICMS.

3 - se contratados, os custos relativos a empreendimento que compreenda duas ou mais unidades deverão ser apropriados, a cada uma delas, mediante rateio baseado em critério usual no tipo de empreendimento imobiliário;

4 - os custos contratados poderão ser atualizados monetariamente, desde que cláusula contratual nesse sentido tenha sido estipulada entre o contribuinte e o fornecedor dos bens ou serviços;

5 - o contribuinte fica obrigado a manter, à disposição da fiscalização ou dos órgãos da Receita Federal, demonstração analítica, por empreendimento, dos custos contratados incluídos na formação do custo de cada unidade vendida

6 - o custo contratado a contabilizar será apenas o que disser respeito ao imóvel vendido, o que significa que a contabilidade não deverá registrar custos contratados apropriáveis a unidades por vender. Para fins de contabilização desses custos, devem ser observados os critérios preconizados pela IN SRF nº 84/1979

pela celebração de contrato de venda a prazo
D - Promitentes Compradores (AC) ou (ELP)
C - Receita Diferida de Unidades Vendidas (REF)

pelo registro do custo dos imóveis vendidos
D - Custo Diferido das Unidades Vendidas (REF)
C - Estoque de Unidades à Venda (AC)

pelo recebimento de parcelas do contrato
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Promitentes Compradores (AC) 10.000,00

pelo registro da receita a ser tributada no mês
D - Receita Diferida de Unidades Vendidas (REF)
D - Receita de Unidades Vendidas (CR)

pelo reconhecimento do custo proporcional à receita recebida
D - Custo das Unidades Vendidas (CR)
C - Custo Diferido das Unidades Vendidas (REF)

Notas
1 - os Contratos deverão ser contabilizados em obediência ao regime de competência a Curto e Longo Prazos conforme as datas de vencimentos das parcelas

2 - a despeito de tributada pelo Lucro Presumido, o reconhecimento dos custos deve ser registrado proporcionalmente à receita recebida para que não haja distorções nas Demonstrações Contábeis

3 - os exemplos de acima foram demonstrados de forma simplista tendo-se em conta os registros contábeis básicos efetuados em empresa tributada pelo Lucro Presumido, sem a inclusão de custos orçados que a obrigariam a tributação pelo Lucro Real.

4 - se a empresa em questão for tributada pelo Lucro Real, caberiam os registros do direito de crédito do PIS e da COFINS sobre aquisição destes materiais, dos custos orçados, contratados e outros que a legislação permite.

5 - o valor do terreno deve ser rateado e compor o custo dos imóveis vendidos na conta "Estoques de Unidades à Venda" no Ativo Circulante.

6 - os registros contábeis de acima têm como base a hipótese de venda a prazo de unidades concluídas. Para outros tipos de transações como a venda a vista de Unidades Concluídas ou não, vendas a prazo de unidades não concluídas, com (ou sem) o reconhecimento de custos orçados ou contratados, devem ser modificados para que reflitam a transação e atendam a legislação pertinente.

O grupo Resultado de Exercícios Futuros é utilizado em observância às orientações fornecidas pela legislação fiscal.

Cabe lembrar que, o que determina a possibilidade, ou não, de diferir a tributação, é o prazo de vencimento. Se a venda for contratada com parcelas a vencer após o ano-calendário subsequente ao da venda, poderá ser utilizado o critério de diferimento. Ao contrário se as parcelas vencerem integralmente, de acordo com o contrato, até 31 de dezembro do ano imediatamente posterior ao da venda, não poderá haver diferimento.

...

Raimundo Gomes

Raimundo Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 08:50

Alguem teria como conseguir um modelo de plano de contas de uma construtora e incorporadora. Outra coisa, cmo ficara a conta de receita de exerciocio futuro, ja que a lei 11638/07 exntiguiu essa conta, e o saldos nele existentes para onde lanço ? alguem pode me ajudar ?por favor
abraços

Luciana Eulalia Teodoro

Luciana Eulalia Teodoro

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 08:52

Olá pessoal bom dia!!!
Tenho uma dúvida quanto ao lançamento contábil de uma Construção em Andamento de uma empresa de industria de Confecções ela tem 2 filial e esta construção; sei que tenho que aumentar o valor do imovel no final da obra, mais como vou fazendo o lançamento da compra de materiais e o lançamento da folha de pagamento dos pedreiros e servetes.

Iara Rodrigues Soares

Iara Rodrigues Soares

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:57

Boa tarde pessoal...

Gostaria de saber como devo contabilizar materiais que serão utilizados nas obras.

Minha empresa presta serviços de colocação de molduras, pisos, divisórias e etc.... nós compramos os materiais que utizamos nas obras.

Como devo efetuar o lançamento da compra desses materiais?

Aguardo

Beijos
Iara

Iara Rodrigues Soares
Auxiliar Depto Pessoal
Edilene M.F.Pereira

Edilene M.f.pereira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 11:41

bom dia, paz e bem

Como contabilizar contrato de construcao de edificio em regime de administracao... O empresario comprou em nome da empresa um apartamento a ser construido, pelo valor "x", como segue: (por exemplo):
entrada de R$ 500,00 - c/ parcelas em 5 x (100,00 cada)
48 parcelas de R$ 200,00
08 parcelas semestrais - R$ 600,00
e R$ 1.000,00 no ato da entrega das chaves.

posso lancar tudo em Ativo Imobilizado:

D- Imovel
C - Fornecedores (ou financiamento a longo prazo)

grata

edilene

Alisson

Alisson

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 09:50

Alguém pode me ajudar?

Como faço pra saber se a contabilização das construtoras tem que ser no ativo(Grupo 1) ou custos e despesas(Grupo 3)?

È previsto em contrato? é por simples conhecimento?

Me ajudem!

Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 17:27

Contabilizando uma empresa construtora, ela está construindo dois edifícios, cada qual com seus 10 apartamentos, no caso cada apartamento seria um centro de custo. No ativo do estoque(custo) dos imóveis em construção, terá que ter em separado os dois edifícios ou posso contabilizar em contas conjuntas, mas tendo um livro auxiliar separada por centro de custo(apartamento).

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!
Marcos Araujo de Almeida

Marcos Araujo de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 19:27

Pessoal,

Dei uma lida nos posts anteriores mas não encontrei nenhum comentário, tenho a seguinte dúvida:

Uma incorporadora está começando a vender as unidades do empreendimento, como padrão os contratos estão sendo feitos com prestação de 36 meses. No momento do diferimento coloco uma parte do valor no Passivo Circulante e o que ultrapassar Dezembro/2015 coloco no Não Circulante, ou coloco o valor total do diferimento no Passivo Não Circulante ?

DIVINA  LIMA

Divina Lima

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:05

minha duvida nao é quanto a contabilidade e sim na parte fiscal...
na entrada do material para industrialização do galpao (que será da propria empresa como imobilizado) , dou entrada no material como materia prima e depois a saida como imobilizado ou ja entra no fiscal como imobilizado????

aguardo


DIVINA

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:28

minha duvida nao é quanto a contabilidade e sim na parte fiscal...
na entrada do material para industrialização do galpao (que será da propria empresa como imobilizado) , dou entrada no material como materia prima e depois a saida como imobilizado ou ja entra no fiscal como imobilizado????


Divina, você lança diretamente no ativo imobilizado em conta de imobilizado em andamento.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 14:24

Boa Tarde!

Em uma construção em andamento, os gastos com eletrica e hidráulica são classificados como Despesas (R) ou como Obras em Andamento (AC)?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
PAULO PEREIRA DA SILVA

Paulo Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 00:44

Boa Noite!

Pessoal,

a contabilidade de uma empresa tipo Incorporação Imobiliaria ela é específica e exige um controle nos custos das unidades ou apartamentos a vender conforme trata a legislação federal no RIR/1999. Como vivi esse tipo de contabilidade dentro de uma empresa possuo um vasto conhecimento e quem interessar possa pode me adicionar para trocarmos ideias e acredito que posso ajuda-los se precisar.
Skype: pereira3917
abç.

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 10:47

Bom dia, pegando um gancho na pergunta do Sr. Gilberto Eugenio, abri várias contas para separar os materiais aplicados, taxas, projetos, laudos, despesas de pessoal, etc., de uma obra em andamento. Minha duvida é de como fazer o lançamento de conclusão. Peço ajuda para saber se os lançamentos abaixo são certos.

D - Predio Sede (essa é a conta que penso em abrir)
C - Materiais aplicados
C - Projetos/laudos
C - taxas diversas
C - Despesa c/ Pessoal/Obra

É isso mesmo?

E complementando. houve a compra de dois elevadores, na conclusão da obra, eles pertencerão a conta Maquinas/Equipamentos, e depreciação a aliquota de 10%?

Por favor, gente, quem puder me dar uma forcinha ai...agradeço de coração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.