x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 537

Obras em Andamento - Divisão Valores Salas

Lopes

Lopes

Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 10:26

Bom dia.

Li algumas perguntas já feitas aqui no forúm, que me ajudaram, mas mesmo assim permaneceu algumas duvidas, e to fazendo outra pergunta.

Estou contabilizando uma Obra de um mini shopping, que no total deu 2.200.000,00, que foram a mão-de-obra e os encargos socias, materiais usados, e serviços tomados de estrutura do shopping e arquiteto.

Eu achei um valor alto, e queria saber se a estrutura e o arquiteto eu contabilizo junto, na conta Obras em Andamento?

E Nesse shopping foram feito 39 lojas de tamanhos diferentes. Como eu faria a divisão dos valores para cada sala e como seria essa contabilização?

Agradeço a Ajuda

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 11:40

Olá Lopes ,

As despesas de mão-de-obra devem ser reconhecidas no resultado conforme direcionado pelo CPC 28, entretanto os materiais e serviços são alocados em Obras em Andamento.

Sugiro a leitura do CPC 28 Propriedade para Investimento ( link abaixo ) no item Reconhecimento. http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/320_CPC_28_rev%2008.pdf

Voce deve solicitar aos Engenheiros o Valor Justo de Cada Sala e abri-la na contabilidade conforme laudo da engenharia, p.ex.

D - Salas Comercias
C - Obras em Andamento

D - Salas Comerciais
C - Avaliação Patrimonial a Valor Justo ( item 35 do CPC )

D - Sala1 ( 35m2)
C - Salas Comerciais R$ 1.000,00

D - Sala2 ( 50m2)
C - Salas Comcerciais R$ 3.000,00

Daniel Alves
Contabilista
Lopes

Lopes

Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a) Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 15:53

Obrigado Daniel pela resposta.

E que eu li, até mesmo aqui no fórum que a mão-de-obra e os encargos sociais(INSS e FGTS) entraria junto na conta Obras em Andamentos.

Então eles serão custos, correto ?

Vou entrar em contato com meu cliente e pedir uma avaliação das salas para poder lançar na contabilidade. Mas no caso do Eng. avaliar a mais ou menos do valor gasto, como faria o lançamento?

E no caso da depreciação, eu só posso fazer a depreciação se a sala for alugada, o como a obra já foi terminada, já posso fazer? E que li, e não entendi bem também essa parte.

Peço desculpa pelas minhas dúvidas, e o tanto de perguntas, e que nunca passei por essa parte na contabilidade.

E o link que você me passou, vou ler, pra tentar entender melhor.

Obrigado

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 16:13

Ola Lopes,

Então eles serão custos, correto ?

Se os custos são referentes a manutenção da Construção são despesas se a mão-de-obra está diretamente ligada a construção Obras em Andamento.Como no seu caso trata-se de uma Construção seria Obras Em Andamento mesmo.

Mas no caso do Eng. avaliar a mais ou menos do valor gasto, como faria o lançamento?

Geralmente, sempre há a valorização do Ativo, os lançamento seriam.
D - Salas Comerciais
C - Avaliação Patrimonial a Valor Justo ( Resultado ).

E no caso da depreciação, eu só posso fazer a depreciação se a sala for alugada, o como a obra já foi terminada, já posso fazer? E que li, e não entendi bem também essa parte.

Como trata-se de uma Propriedade para Investimento a depreciação não será lançada, apenas observar se haverá ocupação por parte da administração de alguma sala, aí neste caso sim,mas se todas as salas serão disponibilizadas para locação não há necessidade da depreciação.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade