Boa tarde, prezados colegas.
Ocorreu-me agora uma dúvida quanto às informações que deveriam ser entregues à Receita em 30.06.09 relativo à ECD.
O Artigo 5º da Instrução Normativa 787/07 diz:
Art. 5º A ECD será transmitida anualmente ao Sped até o último dia útil do mês de junho do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira a escrituração.
§ 1º Nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECD deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras até o último dia útil do mês subseqüente ao do evento.
§ 2º O serviço de recepção da ECD será encerrado às 20 horas - horário de Brasília - da data final fixada para a entrega.
§ 3º Excepcionalmente, em relação aos fatos contábeis ocorridos entre 1º de janeiro de 2008 e 31 de maio de 2009, o prazo de que trata o § 1º será até o último dia útil do mês de junho de 2009. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009)
1ª pergunta) O que trata o §3º mencionado acima, mais especificamente com relação às informações do ano de 2009, se refere exclusivamente às informações do que ocorreu com as "pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras" correto?
Ainda assim, todas as informações relativas ao ano de 2008, respeita o que determina o artigo 5º e portanto, as Empresas deveriam entregar as informações em 30.06.2009.
2ª pergunta)Já as informações relativas ao ano de 2009, entendo que, de acordo com o mesmo artigo 5º, caso não tenha havido extinção, cisão, fusão ou incorporação, as informações só serão entregues no último dia útil de Junho de 2010, correto??
3ª pergunta) Uma última dúvida diz respeito à questão de haver uma cisão da sociedade de uma empresa tributada pelo Lucro Presumido, que ocorrerá agora em Setembro/2009. Me informaram que, neste caso, há a obrigatoriedade de se entregar as informações à Receita, independente da opção de tributação. Isso procede?
Me perdoem pelas muitas perguntas e agradeço desde já pelas observações dos que se dispuserem a fazê-las.
Muito Obrigado.
Robson Nunes.