Gustavo Henrique Domingues
Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)
Olá, pessoal! Tudo bom?
Eu pensei um pouco aonde poderia colocar esse tópico, porque a dúvida é um pouco subjetiva, mas desde já, se os administradores do fórum preferirem, sintam-se à vontade para mudar esse tópico de lugar e, desde já, peço desculpas caso não esteja em conformidade com as regras.
Bom, eu tenho uma empresa de TI e desde o ano passado eu comecei a pensar [e colocar em prática] a ideia de desenvolver um software para emissão de NFe para pequenas empresas aqui da minha cidade.
Consegui fechar com dois lugares: uma marcenaria e uma loja de auto peças. A minha dúvida não é em relação à elaboração em si do programa, mas o que estou tendo um pouco de dificuldade é em saber o que deve ser colocado como informação para ser enviado ao governo referente a esses estabelecimentos.
Claro que informações como dados cadastrais dos clientes deles, os itens que vão na Nfe, esse tipo de coisa eu sei que é normal a todo tipo de cliente. A minha dúvida é: como eu consigo saber quais campos preciso colocar? Tem como saber isso de maneira fácil?
Eu conversei com uma pessoa do depto. fiscal do escritório que faz a contabilidade da marcenaria e ela se resumiu a me dizer: "Siga o que tem no emissor gratuito"... o problema é que o emissor gratuito é gigante e serve para todo tipo de ramo. Acredito que dá pra fazer um programa mais enxuto só com o que cada cliente precisa.
Por isso estou vindo aqui, talvez vocês tenham algum outro conselho melhor. Tem como eu saber, então, quais campos o programa precisa? Isso é obrigação do escritório fornecer todos os dados? Se for, como posso pedir de um jeito que entendam?
Não sei se consegui ser claro na pergunta.
Mas agradeço a atenção, pessoal. Realmente estou um pouco perdido nessa parte.
Um grande abraço a vocês e boa semana!