x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.821

Contabilização de despesas de veículos

Elen Lemaire Pedri

Elen Lemaire Pedri

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 15:12

Boa tarde a todos!

Estou com a seguinte situação e não sei como proceder na contabilidade. O sócio de uma empresa prestadora de serviços utiliza o carro que está em seu nome para realizar os serviços aos clientes. É possível que o sócio "empreste" ou "alugue" o carro para a empresa através de um contrato? Como ficam as despesas de IPVA e Combustíveis nessa situação, podem ser contabilizadas pela empresa se houver o contrato? Hoje recebemos despesas de combustíveis em nome da empresa, porém, ela não tem carro em seu ativo imobilizado, o carro está em nome do sócio.

Se puderem me ajudar, agradeço!

Obrigada!

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 00:42

Olá Elen

pode ser feito sim um contrato de locação do veiculo do socio para a empresa, lembrando que deve ser um valor mensal que seja compativo com o mercado, e lembrando que na IRPF do Socio depois deve constar esta entrada de aluguel do veiculo,
sobre as despesas relacionadas ao veiculo que sejam para uso dos serviços prestados não vejo porque não contabiliza-las, desde que estejam no CNPJ da empresa, sobre IPVA ao meu ver deve constar no Contrato de locação que esta despesas vai ser da empresa.

espero ter ajudado

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.