x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.165

Como lancar titulos endossados?

Karina dos Reis Farias

Karina dos Reis Farias

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 18:05

Olá Boa Noite.

Tenhos duvidas acerca de uns lançamentos contabeis.
Uma empresa, que denomnarei empresa A, comprou suas mercadorias(p.ex. R$ 10 mil), a prazo, de uma segunda empresa, que chamarei de B. Esta empresa B repassou os titulos para uma empresa C. A empresa C recebeu esses velores, não repassou e nem repassará a empresa B.
Nota-se que a empresa C não é empresa de Factoring e nem a empresa B deve qualquer coisa ao Ativo daquela empresa. Então, que me sinto confusa em relação a esses lançamentos. Como posso receber no CAIXA da empresa C um valor que ela não vendeu? Como fazer e justificar esses lançamentos? É importante salientar que só faço a CTB da empresa C. A empresa A, B e C, não possui nenhuma ligação hierarquica, nem mesmo são matriz/filial ou entidade. São pessoas juridicas distintas.
O que eu faço?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 07:41

Olá Karina!

Quando a nota fiscal foi faturada para a empresa A, foi emitido um título da empresa B para a empresa A, o fato de repassar este título para a empresa C não muda nada para a A, ela continua devendo para a B pois a origem deste título será sempre a nota fiscal.
A empresa C irá somente receber o título emitido da B para a A e receberá comissão da empresa B, que é outra operação qua a A não tem nada a ver com isso.
Caso persista a dúvida torne a postar neste tópico.

Saudações.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Karina dos Reis Farias

Karina dos Reis Farias

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 09:48

Olá, Bom Dia!
Muito Obrigada pelas informações! Obrigada mesmo!!
Mas só me restou uma ultima duvida, a saber: a empresa C não receberá comissão alguma. Ela não vendeu, porém é quem receberá os valores dos titulos pertencentes a empresa B. Quer dizer, o Ativo da empresa B ficará em aberto, já que esses valores entrarão no CAIXA da empresa C. Neste caso a situação muda?

Desde já, grata.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 13:46

Oi Karina!!

Na verdade esta empresa C está apenas prestando serviços para a ampresa B, à não ser que haja uma incorporação de empresas que creio que não seja o caso.

A empresa C não ficará com o caixa da empresa B, como eu disse acima, as notas fiscais, titulos são todos em nome da empresa B e devem ser contabilizadas na empresa B, mesmo que a empresa C fique com todos os documentos para efetuar a operação e depois entregue para a empresa B.