x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.252

Contabilidade - Incorporação Imobiliária (Patrimônio de Afetação)

DIEGO RAYNER

Diego Rayner

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 14:20

Prezados, boa tarde!

Estou iniciando a Contabilidade de uma Incorporação imobiliária (Patrimônio de Afetação), tenho algumas dúvidas:

- Posso criar no Plano de Contas da Matriz grupos de contas de Estoque, Custos, Receitas e outras. com o nome do Patrimônio de Afetação e escriturar junto com a Matriz?

- Houve varias compras de Fornecedores para essa obra que foi emitido com o CNPJ da Matriz, O correto seria ser no CNPJ da filial? posso classificar também como Custos nas contas da Filial?

Caso eu esteja fazendo errado, alguém poria me explicar a forma correta?

Desde já agradeço a atenção!

Diego Rayner

Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 09:48

Bom dia Diego,
Estou fazendo pela primeira vez a contabilidade de Incorporação Imobiliária(Patrimônio de Afetação), e pelo que lemos aqui até o momento, concluímos que:
As notas fiscais de compras são emitidas com o cnpj da matriz, observando no campo de informações complementares, que a mercadoria será entregue no endereço da obra.
O plano de contas é especifico para construção civil conforme alguns modelos disponibilizados na internet.
A escrituração, optamos por fazer separadamente ou seja como matriz e filial(Afetação).
As compras de materiais utilizados na obra bem como despesas com pessoal e demais despesas da obra, estamos escriturando no Ativo não circulante em um grupo denominado Construção em Andamento, ficando assim:
Construções em Andamento(Sintética)
Imóveis em Construção(Sintética)
Materias aplicados na Obra(Analitica)
Despesas com pessoal(Sintética
Salarios(Analitica)
Férias, etc(Analitica)
Caso tenha alguma outra dica a esse respeito, poste aqui para aprendermos juntos.

DIEGO RAYNER

Diego Rayner

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 13:06

Boa tarde Levi!

Quando fiz a postagem acima como ninguém se manifestou em ajudar, fiz diversas pesquisas até chegar nesse mesmo raciocínio que o seu.

- O plano de contas consegui um especifico para Construção Civil.
- A escrituração também estou fazendo separadamente.
- Todas as despesas relacionadas a SCP também criei grupos e contas no ANC e faço a escrituração. Ai na medida que for tento receita vou reconhecendo esses Custos proporcionalmente.

Qualquer coisa estou à disposição!

Atenciosamente,

Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 23:02

Boa noite Diego,
Ok! Obrigado!
Engraçado que há dias estou consultando na internet mais explicações sobre a contabilização, e só encontrei sua pergunta no fórum hoje, mesmo
assim, é bom que estamos no mesmo rumo, também estarei reconhecendo os custos proporcionalmente às receitas.
Att.
Levi


Bom dia Diego,

Nãos sei se aconteceu com você também, mas, o incorporador iniciou as obras da afetação antes de auferir receitas, diante disso, estou em duvidas de como lançar os custos, se eu lançar na Matriz não teremos nas demonstrações da Filial a informação do custo correto do empreendimento, na Filial não dá para lançar porque não tem caixa, e ai o que você me sugere?

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.