x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 983

Dúvidas para começar como contador

Mariano

Mariano

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2018 | 00:23

Bom dia a todos!

A um bom tempo venho acompanhando o fórum, o que tem me ajudado muito.

Pessoal, estou começando minha carreira como contador, porém tenho algumas dúvidas nesse começo.

Meu primeiro cliente é um MEI que ultrapassou o limite de 20% do faturamento. Se possível, gostaria da ajuda dos colegas com a questão do desenquadramento e a parte societária, como por exemplo, custos, documentos e etc. (tudo no município de São Paulo0

Como ele é MEI não tem sócio, a partir de 2019 ja vai mudar para ME. Neste caso terá que ter sócio ou pode continuar sem sócio?
Por enquanto não abri um CNPJ, pois estou começando agora e tenho clientes pequenos. Porém estão aparecendo outras oportunidades para ser contador de empresas do Simples.
Neste caso sou obrigado a ter um certificado digital?
Quais obrigações mensais devo enviar? Meus clientes serão todos prestadores de serviços.

desculpem se não fui claro em minhas questões.

Desde ja agradeço!

Att,

Mariano Ramos

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2018 | 09:21

Mariano

Em primeiro lugar você deve se formalizar, com CNPJ você terá mais credibilidade e assim captar mais clientes para sua empresa.

As obrigações que terá de entregar serão as mesmas de qualquer empresa, e terá sim que adquirir certificado digital.

No inicio é assim mesmo, terá insegurança, mas só enfrentando novos desafios para crescer profissionalmente, pesquise, troque informações e siga em frente.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Lucas Silva Bezerra

Lucas Silva Bezerra

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Jurídico
há 6 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2018 | 15:00

Mariano,

Focarei na questão societária de sua questão.

O MEI é uma condição fiscal dentro da natureza jurídica "Empresário". Ao ser excluído desta condição, o empresário deixa de ser tributado pelo SIMEI e passa a ser enquadrado no Simples Nacional. Caso ele queira permanecer como empresário individual, não é necessário realizar nenhum tipo de alteração a princípio. Normalmente os empresários que escolhem continuar nesta condição, alteram suas razões sociais em médio prazo retirando o número do CPF que é adjunto ao nome da pessoa física enquanto MEI, ou qualquer outro tipo de alteração que desejem realizar, seja de atividades, capital, endereço, etc. Este processo seria feito por meio de uma alteração comum na Junta Comercial, ainda dentro da natureza jurídica de Empresário, normalmente, pagando-se apenas uma taxa.

Caso o empresário deseje se tornar EIRELI ou transformar em uma Sociedade, deverá ser levado à Junta Comercial dois processos simultaneamente:

a) extinção por transformação do empresário individual;
b) constituição por transformação .

Neste caso, seriam pagas duas taxas na Junta Comercial, uma para cada serviço.

Quanto a documentação: seria necessário verificar os procedimentos eletrônicos do município e estado de São Paulo, mas, são alguns comuns, tais como pedido de viabilidade e DBE para obtenção de CNPJ e demais inscrições.
Normalmente, é solicitada a impressão do desenquadramento do SIMEI e documentos de identificação do empresário (e de seus sócios, caso seja se torne uma sociedade).

É importante lembrar que ME e EPP não são naturezas jurídicas, tratam-se do porte empresarial que a PJ possui. É comum confundir-se nesta tratativa.

Espero ter ajudado!

Mariano

Mariano

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 1 janeiro 2019 | 18:56

[Clovis Igarashi], pretendo me formalizar, mas por enquanto esta complicado, ja que meu faturamento inicial mensal com serviços contábeis será de no máximo R$700,00.
Por enquanto será um complemento de renda até conseguir mais clientes, pois trabalho em regime CLT em uma empresa, da qual é minha principal fonte de renda.
Neste caso, o que me aconselharia fazer?
Com esse faturamento, compensa abrir uma empresa do Simples?
Pergunto por que além dos impostos, temos a anuidade para pagar no CRC.

Obrigado!

Matheus M. Câmara

Matheus M. Câmara

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 09:01

Mariano, a verdade é que está muito difícil para se tornar contador e ter seu negócio. O conselho não ajuda em nada e abrir um negócio por conta própria sem alguém para dividir as responsabilidades e os custo que você terá com a abertura de sua empresa se torna complicado. A atividade de contador que foi retirada do mei facilitava e muito a inclusão de novos profissionais no mercado, hoje temos que nos contentar em abrir uma Eireli ou uma empresa em sociedade. No entanto, ainda acredito que há espaço para todos atuarem e crescerem profissionalmente.

Contador - CRC RJ-127821/O
Atuando no município de Volta Redonda e Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2019 | 15:57

Mariano,

Reforçando as ótimas explicações dos colegas.

Procure fazer alguns cursos de aperfeiçoamento na area, vale o investimento hoje em dia tem bons cursos práticos que ensina bem rotinas e demais procedimentos do dia a dia do contador.

Recomendo o curso Contador Profissional do Viver de Contabilidade.

Segue Site >>> Contador Profissional

Boa sorte e continue acompanhado o forum, pessoal aqui é fera.
Sucesso!

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade