x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 107

MARIA DINIZ

Maria Diniz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 16:41

Boa tarde,
Encerrei uma empresa em 2018, foi transferido para pessoa fisica o restante das mercadorias, os imoveis e o capital social.

Na declaraçao de IRPF esta lançado em bens e direito a participaçao no capital da  empresa, neste local eu escrevo empresa extinta , data e zero em 2019.

Mas como faço o lançamento na declaracão IRPF dessas mercadorias, imoveis e capital social que foram transferido para a pessoa fisica ???

obrigada.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 07:49

Bom dia Maria, 

Na ficha Bens e Direitos, onde está lançada a participação na empresa, você informa que o Capital Social e os bens imoveis foram transferidos para a pessoa física. Na mesma ficha Bens e Direitos você irá informar a descrição e o valor do imóvel recebido em transferência, atentando para informar "imóvel recebido em transferência da empresa tal cnpj tal em XX/XX/XXXX em decorrência da extinção da mesma" e colocando o valor somente no campo reservado para  o ano de 2018.

O valor do capital social, caso seja em espécie, informa na ficha Bens e Direitos sob o título de dinheiro em espécie e informa a origem do mesmo. Se o valor tiver sido via depósito bancário informa no banco também que o acréscimo de tanto no saldo foi decorrente da extinção da empresa tal. 

As mercadorias em si não informa na declaração.

Espero ter ajudado

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.