x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 165

Distribuição de lucro empresa Lucro Presumido

Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2, Operador(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 10:56

Caros Colegas,

Gostaria alguem pudesse me ajudar sou nova na area.
Tenho emrpesa Lucro  Presumido, 2 sócios com 50%  estou fazendo "distribuição de Lucros"
ESta empresa apurou balanço no final de 2018 e obteve um Lucro contabil no valor de 200.000,00
o valor da base de cálculo do imposto, diminuído do IRPJ, da CSLL, da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins a que estiver sujeita a pessoa jurídica;.
este valor foi pequeno tipo 80.000,00
Como proceder sem gerar imposto na pessoa fisica dos sócios? posso distribuir os 200.000,00 ? frizando bem que levantou balanço.
Falam em lucro excedente qual seria??

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 9 abril 2019 | 17:53

Maria Ines, boa tarde.

Se a empresa possui contabilidade regular e evidencia um lucro X, esse lucro que pode ser distribuído aos sócios sem nenhum impedimento.

No seu caso, se você apurou contabilmente que o lucro no ano de 2018 foi de R$ 200.000,00 pode distribuir esse lucro sem problemas aos sócios, sem a incidência de imposto.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.