Nathan Bahia
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente AdministrativoBom dia a todos,
Sou novo na minha empresa (supermercado), estou aprendendo agora na faculdade sobre a incidência de impostos, como o ICMS, e me bateu uma dúvida na prática aqui da empresa.
O sistema que usamos aqui nem sempre puxa a tributação correta das mercadorias que vem nas NFe que damos entrada, assim também como não puxa bem a tributação das saídas. Ao final de cada mês, quando geramos o SPED, as informações sobre a tributação que estavam erradas no sistema e não foram corrigidas no momento do lançamento das notas, vão me gerar um imposto a recolher com um valor errado?
Como por exemplo: Determinada mercadoria está cadastrada como isenta de ICMS, mas na nota veio com 12%. Se eu altero o CST e CFOP do ICMS, o sistema continua com as alíquotas zeradas, e pra eu alterar é preciso que eu mexa no cadastro de cada produto. Aí vem o mesmo produto em nota de outra empresa com uma alíquota diferente, o que me faria alterar o cadastro da mercadoria novamente. Será que se eu alterar o cadastro do produto pela segunda vez vai influenciar a entrada que fiz pela primeira vez?
Nathan Bahia
Bacharel em Administração de Empresas,
Bacharelando em Ciências Contábeis pela UFRJ