x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 398

SISTEMA ERP x CÁLCULO ICMS

Nathan Bahia

Nathan Bahia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 08:47

Bom dia a todos,

Sou novo na minha empresa (supermercado), estou aprendendo agora na faculdade sobre a incidência de impostos, como o ICMS, e me bateu uma dúvida na prática aqui da empresa.

O sistema que usamos aqui nem sempre puxa a tributação correta das mercadorias que vem nas NFe que damos entrada, assim também como não puxa bem a tributação das saídas. Ao final de cada mês, quando geramos o SPED, as informações sobre a tributação que estavam erradas no sistema e não foram corrigidas no momento do lançamento das notas, vão me gerar um imposto a recolher com um valor errado? 

Como por exemplo: Determinada mercadoria está cadastrada como isenta de ICMS, mas na nota veio com 12%. Se eu altero o CST e CFOP do ICMS, o sistema continua com as alíquotas zeradas, e pra eu alterar é preciso que eu mexa no cadastro de cada produto. Aí vem o mesmo produto em nota de outra empresa com uma alíquota diferente, o que me faria alterar o cadastro da mercadoria novamente. Será que se eu alterar o cadastro do produto pela segunda vez vai influenciar a entrada que fiz pela primeira vez? 

Atenciosamente,
Nathan Bahia

Bacharel em Administração de Empresas,
Bacharelando em Ciências Contábeis pela UFRJ
Camila Maia

Camila Maia

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 09:17

Olá Nathan!!
Geralmente quando se usa sistema integrado existe um código para cada situação de tributação.
Por exemplo, no TOTVS se chama TES (Tipo de entrada e saída), então para cada situação de nota fiscal de entrada há um código diferente, se tem ICMS, se não tem, difere as alíquotas; daí cabe ao pessoal da classificação fiscal analisar e utilizar a TES correta, bem como no SAP que é o sistema que utilizo atualmente, se chama UTILIZAÇÃO, para cada caso uma utilização e um código de imposto diferente, então não mexemos no cadastro de nenhum produto, pois como você mesmo disse, cada fornecedor irá me vender aquele produto de um jeito.
Veja com o pessoal do sistema se existe isso aí para parametrizar pra você!
Não sei como funciona com os demais sistemas, mas os que eu já trabalhei funcionam assim.

Em relação ao SPED ele é um espelho de tudo que você fez no sistema (se você importar o arquivo).

Nathan Bahia

Nathan Bahia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 09:59

Entendi, Camila
Então realmente podemos estar pagando impostos erroneamente. Vou verificar os seus apontamentos aqui na empresa. Camila Maia Obrigado. 

Atenciosamente,
Nathan Bahia

Bacharel em Administração de Empresas,
Bacharelando em Ciências Contábeis pela UFRJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.