x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.255

ajuste do lucro

alan ricci

Alan Ricci

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 10:46

BOM DIA
tenho uma empresa na contabilidade, que no balanço dela consta alguns saldos em aberto em algumas contas. ex: inss a recolher, Simples a recolher, e fgts a recolher.
Essas contas estão em abertos por falta de documentos, ou seja a gente so faz o pagamento se o cliente manda a guia paga pra gente.
Só que na verdade essas contas tão todas pagas, em dia

Posso fazer algum lançamento dando baixa nesses valores, já que na verdade estão todas pagas...
o que posso fazer,
algum lançamento tirando do lucro...
algum ajustge

alguem pode me ajudar

obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 19:36

Boa noite Alan,

Você está certo quanto a não ter registrado na contabilidade o pagameto de impostos e contribuições, sem estar de posse dos documentos que comprovem tais pagamentos.

Está certo e deve continuar assim, ou seja, não promova a baixa sem ter como comprová-las.

O fato de o cliente ter afirmado que pagou e mesmo até que você aposte nisto, não é o bastante para efetuar registros contábeis que não possa comprovar.

Perante o fisco valerão apenas os comprovantes autenticados. Neste caso, o ônus da prova cabe à empresa.

Nota
A baixa de impostos e contribuições pelo pagamento não alteram o resultado da empresa, ou seja, pagamentos não diminuem lucros nem aumentam prejuízos.

...

Simone Eich

Simone Eich

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 11:46

Olá Saulo,

Tenho um caso semelhante e também tinha essa dúvida. Porém, no caso de ter já impresso e registrado os livros contábeis, e o cliente apresentar documetos de períodos anteriores, eu posso lançá-los ainda? E com que data?
Por que mesmo não interferindo no resultado vai estar alterando o valor das contas, como o caixa, por exemplo.

Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 22:06

Boa noite Simone,

Uma vez que o registro de tais pagamentos não afeta o Resultado alterando apenas o valor das contas patrimoniais "Caixa", "Bancos Conta Movimento" e a de "Tributos a Recolher", não há aí a necessidade de ajustar exercícios anteriores.

Você deve elaborar os registros contábeis assim que tiver conhecimento deles ou na primeira oportunidade se ainda não fechou a contabilidade dos meses iniciais do ano.

É imperativo que deixe claro nos históricos a data original do pagamento e que elabore Notas Explicativas elucidando o fato.

Por precaução elabore ainda Protocolo de Recebimento/Entrega que deva ser assinado pelo responsável pela empresa, onde elenca todos os documentos recebidos intempestivamente. Desta forma estará atribuindo a responsabilidade à quem de direito.

...

Simone Eich

Simone Eich

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2009 | 09:14

Bom dia Saulo,
fico mais tranquila se não precisar fazer ajustes.
Ref à elaboração dos protocolos, esse processo está virando uma rotina, de forma que evita problemas futuros.

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade