Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia nobres colegas, estou em busca de uma solução para este assunto e não consegui encontrar ainda, motivo pelo qual faço esse novo tópico.
Temos o seguinte quadro:
Empresa PJ Ltda de natureza 206-2, optante do simples nacional, constituída por 2 sócios, cujo capital 50% para cada totaliza 150.000,00 (75 para cada sócio
Sócio 1 - 75.000,00
Sócio 2 - 75.000,00
O sócio 2 vende na totalidade suas quotas para o sócio 1, pelo valor de R$ 150.000,00 (ganho de 75.000 cujo valor será feito GCAP para a pessoa física).
O sócio 1 adquire normalmente por 150.000,0 as quotas e isso irá para seu IRPF somando às quotas que já possui e totalizando 225.000,00.
Na Pessoa Jurídica é que me surge a dúvida, como escriturar o valor do capital visto que não houve subscrição financeira (C- Capital Social e D- Banco/Caixa),
apenas houve a valorização das quotas ? Qual o lançamento contábil devo fazer para aumentar o capital ? Se eu fizer D- Lucros a Disposição dos Sócios e C- Capital social, eu vou estar prejudicando o lucro acumulado, e não foi feito uso deste para o aumento, visto ainda que a sócia usou dinheiro particular para a aquisição.
É a dúvida, agradeço antecipadamente pelas respostas e á disposição para esclarecer melhor caso tenho deixado algo oculto.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.